Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

MUNDO SUSTENTÁVEL

Brasil sedia congresso internacional de resíduos sólidos e debate problema dos lixões

Foto: Reprodução

Brasil sedia congresso internacional de resíduos sólidos e debate problema dos lixões
O Congresso Mundial de Resíduos Sólidos, que ocorre em São Paulo até esta quarta-feira (10.9), reúne representantes de 68 países e mais de mil participantes para trocar experiências, apresentar seus trabalhos e debater a gestão sustentável dos resíduos sólidos. É a primeira vez que o evento, organizado pela Internacional Solid Waste Association (Iswa), ocorre no Brasil.

"A realização de um congresso como esse proporciona a multiplicação e divulgação de boas práticas na gestão de resíduos, ampla circulação de ideias, reflexão sobre o que está acontecendo na escala global e na escala local” declarou o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão, na abertura do evento.

Leia também
Municípios que não aderirem o Plano Nacional de Resíduos Sólidos podem pagar multa de até R$ 50 milhões; Prazo termina em agosto

“Contribui para o estabelecimento de uma sociedade mais sustentável, mais resiliente quanto à geração de resíduos e sua gestão", acrescentou.

De acordo com o MMA, o secretário destacou que em apenas quatro anos a Política Nacional de Resíduos Sólidos conseguiu avanços significativos e conquistou o amplo apoio da sociedade brasileira, demonstrado pela participação registrada na IV Conferência Nacional do Meio Ambiente que teve como tema central os resíduos sólidos.

Mais de 3.500 municípios participaram das conferências municipais. Todos os estados fizeram suas conferências estaduais e elegeram 1.200 delegados.

"A IV Conferência deixou um recado da sociedade: temos pressa, não queremos mais lixões em nossas cidades, queremos reciclagem e disposição ambientalmente adequada de rejeitos. A sociedade brasileira não quer a continuidade desse quadro", destacou. Maranhão ainda ressaltou o emprenho do governo federal para a inclusão dos catadores de materiais recicláveis.

Para o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), e vice-presidente da ISWA, Carlos Silva Filho, uma das questões a serem abordadas no encontro é o impacto econômico de uma gestão inadequada.

"Não são só impactos ambientais. Perde-se muito dinheiro, muitos recursos”, afirmou. “Tudo o que é descartado, poderia voltar para o ciclo produtivo na forma de matéria-prima ou na forma de energia." Diversas iniciativas inovadoras na gestão dos resíduos serão apresentadas no encontro, com destaque para trabalhos brasileiros. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet