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Quarta-feira, 15 de maio de 2024

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Riva quer reabrir discussões sobre hidrovias travadas por decisões MPF

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Riva quer reabrir discussões sobre hidrovias travadas por decisões MPF
“O Brasil se acovardou ao não discutir o modal hidroviário”. A declaração foi dada pelo candidato ao governo de Mato Grosso José Riva (PSD) durante o evento “Encontro Candidatos 2014”, na última segunda-feira (1º), para o setor produtivo do Estado. Hoje, enquanto no Brasil o modal hidroviário tem uma representação de 13%, nos Estados Unidos 60% do transporte de cargas, em especial grãos, é feito por hidrovias. Para o candidato o maior acovardamento foi travar as discussões da hidrovia Paraguai-Paraná, após ações realizadas pelo Ministério Público Federal.


Durante o “Encontro Candidatos 2014”, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), José Riva criticou o Ministério Público Federal (MPF) que por uma “ação” levou as discussões sobre a hidrovia Paraguai-Paraná serem travadas.

"É um dos modais mais viáveis para o Brasil. Precisamos reabrir as discussões. Não temos os três modais definidos como os Estados Unidos, por isso é mais barato levar soja de lá para a China do que daqui de Mato Grosso", salientou Riva. Para ele, "no mínimo é preciso fazer um estudo aprofundado sobre o assunto".

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De acordo com levantamento da “Agenda Positiva do Setor Agropecuário – Pensar MT 2014”, elaborado por entidades que formam o Fórum Agro MT, no Brasil 58% do transporte é rodoviário, 25% ferroviário e 13% hidroviário, enquanto nos Estados Unidos são 5% rodoviário, 35%ferroviário e 60% hidroviário.

A pesquisa da Agenda Positiva reforça ainda, o que o setor produtivo já pontuava, que para se levar uma tonelada de soja de Sorriso para a China são desembolsados US$ 190, dos quais US$ 145 a tonelada pelo modal rodoviário de Sorriso até o Porto de Santos e US$ 45 a tonelada do Porto de Santos até a China. Já a mesma tonelada de Illinois, nos Estados Unidos, sai a US$ 71, dos quais US$ 25 a tonelada de Illinois até New Orleans por hidrovia e US$ 46 a tonelada de New Orleans até a China.

Pelo norte

A duplicação da BR-163 até o Pará proporcionará uma redução no frete, visto a produção do Norte de Mato Grosso passar a ser escoada por esta nova rota.

Somente pela Companhia Norte de Navegação e Portos S/A (Cian Port) estima-se, de acordo com o consultor da companhia Luiz Antônio Pagot, uma movimentação de 12 milhões de toneladas de soja. "A produção de Diamantino para cima deverão passar a ser exportadas pelos portos de Tapajós e Amazonas".

Pagot comenta ainda que a partir de julho de 2015 a Cian Port deverá começar a operar. A Cian Port é uma joint venture criada em 2012 através de uma parceria da Fiagril, situada em Lucas do Rio Verde, e da Agrosoja, localizada em Sorriso. A companhia é formada por um terminal de transbordo fluvial de carga no distrito de Miritituba, em Itaituba (PA), e de um terminal de grãos no Porto de Santana (AP). A frota fluvial é composta por 45 embarcações.
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