Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

PESQUISA

Em MT 5,6% dos abates não são fiscalizados, aponta Cepea

Foto: Reprodução/Internet

Em MT 5,6% dos abates não são fiscalizados, aponta Cepea
Mato Grosso possui um índice de 5,6% apenas de abates bovinos sem registros de fiscalização sanitária municipal, estadual ou federal. O percentual é apontado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em levantamento referente ao ano de 2012, divulgado na terça-feira (02). O foco na qualidade, a tecnologia, o controle sanitário mais rigoroso são alguns dos pontos para o índice baixo. A média nacional ficou em torno de 10% apenas.


Segundo dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), em 2012 o estado abateu cerca de 5 milhões de cabeças de bovinos.

Leia também
Pecuária continua em valorização no mercado nacional; confira cotação para os setores
Logística é principal promessa de candidatos ao setor produtivo; Veja fotos

A pesquisa do Cepea revela que Minas Gerais é o estado com maior percentual de abate sem fiscalização sanitária, um total de 15,20% por possuir uma "agropecuária bastante heterogênea".

Conforme o Cepea, o índice na região Centro-Oeste de abate sem fiscalização sanitária foi de 5,7% da oferta. "No Centro-Oeste, onde é forte a presença de frigoríficos com inspeção federal e é maior a distância dos centros consumidores, o que estimula o autoconsumo nas propriedades, a média é de 5,7%", pontua o Cepea em nota sobre o levantamento.

O estudo abrangeu os estados de Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Pará, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Distrito Federal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet