Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

SEMEIO

Médio-Norte é a região mais avançada no plantio de soja e Centro-Sul tem maior atraso

06 Nov 2012 - 08:00

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Médio-Norte é a região mais avançada no plantio de soja e Centro-Sul tem maior atraso
A região Médio-Norte de Mato Grosso é a que registra maior avanço no plantio de soja, tendo concluído 85,9% da área a ser plantada, de acordo com levantamento do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea). Em seguida está a Sudeste, com 63,2% do plantio concluído.

A região com maior atraso é a Centro-Sul, que pontua apenas 43,9% da área total de lavouras., seguida da Oeste, com pouco mais da metade dos trabalhos concluídos: 57,5%.

No geral, o plantio em todo o Estado encontra-se atrasado quase 13% em relação à safra 2011/2012, alcançando no início desta semana 62,5% de área plantada.

Segundo o instituto, o ritmo "mais lento" neste ano é consequência da falta e da irregularidade de chuvas, o que fez com que muitos produtores estacionassem as máquinas à espera de maiores volumes pluviométricos.

De acordo com o boletim semanal do Imea, ainda, as chuvas dos próximos dias serão determinantes para a continuidade do plantio e desenvolvimento das plantas e detecção da necessidade de replantio.

No último fim de semana, após uma semana seca e muito quente, choveu em grande parte de Mato Grosso. A previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais é que os próximos dias sejam de sol forte e possibilidade de pancadas de chuva por todo o Estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet