Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

BOA CHUVA

Município de Mato Grosso tem maior chuva do Brasil durante o ano nas últimas 24 horas

Os pecuaristas é que agradecem a "São Pedro", pois com precipitações pluviais as pastagens ficam mais viçosas para alimentar os nelores nas fazendas.

Foto: Ilustração

Município de Mato Grosso tem maior chuva do Brasil durante o ano nas últimas 24 horas
O município de Apiacás (956 km ao Extremo-Norte de Cuiabá) registrou a maior chuva de todo o Brasil no ano, durante a noite de domingo para esta segunda-feira, com 95 milímetros (mm).

Segundo a Somar Meteorologia, foi também a maior precipitação na cidade, em 2012. E nos cinco dias de novembro foram acumulados, no município, 140 mm, quase a metade da chuva normal para os 30 dias do mês.

E a boa chuva não vai contribuir com plantações de soja (como a maioria dos agricultores de Mato Grosso esperam), pois em Apiacás o negócio é gado. Os pecuaristas é que agradecem a "São Pedro", pois com precipitações pluviais as pastagens ficam mais viçosas para alimentar os nelores nas fazendas.

E o fator que mudou o clima no Estado e no país vem do Oceano Atlântico. A presença de uma frente fria no oceano, na altura da Bahia, organiza a umidade da Amazônia e está provocando chuvas fortes em várias regiões do Brasil.

A cidade de Capelinha, no nordeste de Minas Gerais, registrou quase 60mm nas últimas 24 horas. Somando o acumulado desses cinco dias de novembro o valor chega a 125mm, mais de 60% da média mensal. A última vez que o município teve um acumulado como esse foi durante todo o mês de janeiro deste ano.

No Tocantins, a cidade de Dianópolis, no leste do Estado, voltou a registrar chuva forte após sete meses de seca. Entre as 10h de ontem e as 10h de hoje foram acumulados 55mm, o que representa 25% da média climatológica de novembro.

Segundo previsão da Somar Meteorologia, as precipitações permanecem concentradas sobre o centro e norte do país nos próximos 15 dias, com destaque para acumulados de mais de 100mm no oeste de Minas Gerais, Brasília, nordeste de Goiás e oeste e sudoeste da Bahia apenas nesta semana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet