Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

FUTUROS PRODUTORES

iLPF instiga jovens de programa voltado para a gestão familiar no campo; Veja fotos

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Jovens da 2ª turma do Projeto Futuros Produtores do Brasil visitaram a Fazenda Gamada, da família Wolf, em Nova Canaã do Norte. A propriedade é pioneira no sistema iLPF

Jovens da 2ª turma do Projeto Futuros Produtores do Brasil visitaram a Fazenda Gamada, da família Wolf, em Nova Canaã do Norte. A propriedade é pioneira no sistema iLPF

A integração Lavoura-Pecuária- Floresta (iLPF) é um sistema que a cada dia tem ganhado espaço nos campos mato-grossenses. O sistema foi conferido de perto em mais uma reunião do Programa Futuros Produtores do Brasil, em Nova Canaã do Norte. O encontro foi realizado na propriedade da família Wolf, pioneiros nesta modalidade de integração, neste sábado (19).

A visita em Nova Canaã do Norte ocorreu em uma das três propriedades de Mário Wolf Filho, a fazenda Gamada. Segundo o produtor, para o sistema iLPF foram destinados 85 hectares. O sistema faz parte de um projeto da Embrapa, que os procurou para experimento. Nesta são foram plantadas árvores de teca, eucalipto, pinho cuiabano e pau de balsa.

Leia também
Administrar o negócio é mais difícil que suceder, frisam produtores e empresários; Veja fotos

Na última quinta-feira (17) o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e a Embrapa divulgaram a primeira fase de uma pesquisa de viabilidade econômica do sistema iLPF. A pesquisa foi realizada em oito propriedades em que há nas Unidades de Referência Tecnológica da Embrapa, as chamadas URTE’s, além do sítio tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop. Conforme essa pesquisa, no melhor caso observado o lucro líquido chegou a R$ 2.350 por hectare, tendo como seu principal produto a produção de bovinos e a soja como produto secundário. Já no sistema de integração Lavoura –Floresta (iLF) o melhor rendimento chegou a R$ 1.442 por hectare.

A Fazenda Gamada fez seu primeiro corte de eucalipto ao final de 2013. “Estamos participando deste projeto da Embrapa há seis anos. Em qualquer atividade é preciso buscar mudanças e melhorias. O iLPF foi mais uma questão de experimento e agora vamos começar a ver seus resultados”, comenta Mário Wolf Filho.

O produtor rural comenta que as maiores distâncias entre as linhas de árvores proporcionaram um melhor desenvolvimento da pastagem, em decorrência a entrada de sol, pois em áreas com menor distância a sombra prejudicou o desenvolvimento da pastagem. “O mesmo verificamos na integração soja-floresta”, salientou Mário.

Na visão de Daniel Wolf, filho de Mário e administrador da Fábrica Fortuna Nutrição Animal, a integração é mais uma agregação de valores. “Este eucalipto cortado usamos para a confecção de cercas para serem utilizadas na propriedade e também fábrica para gerar energia e realizar a secagem do silo”.

Para os 30 jovens participantes da 2ª turma do Projeto Futuros Produtores do Brasil desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural em Mato Grosso (Senar), ir até a propriedade da família Wolf foi um grande aprendizado.

Alguns revelaram a utilização da integração Lavoura-Pecuária ou Lavoura-Floresta ou Pecuária-Floresta na propriedade de suas famílias.

Durante a visita pela propriedade da família Wolf a meninada aproveitou para tirar suas dúvidas e trocar experiências para implantar na propriedade de suas famílias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet