Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

AJUDA DO CÉU

Após período quente e seco, chuva cai e “lava” preocupação com plantio de soja no Estado

03 Nov 2012 - 13:57

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Após período quente e seco, chuva cai e “lava” preocupação com plantio de soja no Estado
A última semana foi preocupante a quem está plantando ou acabou de terminar o plantio de soja em todo o Mato Grosso, devido ao forte calor e tempo seco. Em Campo Verde (130 km de Cuiabá) e Nova Mutum (250 km da capital), alguns produtores chegaram a dar uma pausa nos trabalhos. Porém, para “lavar” toda preocupação, desde o final de quinta-feira (1) o tempo começou a ficar favorável.

Em Campo Verde, na Fazenda Cristalina, por exemplo, a 25 quilômetros da cidade, os controles internos registraram precipitação de aproximadamente dez milímetros na quinta-feira e 80 milímetros na sexta-feira, reanimando a equipe para voltar ao plantio durante o feriado, já que as máquinas estavam paradas há dois dias.

Na região Norte do Estado, "São Pedro" também mandou água na noite de sexta-feira para sábado e os tratores devem voltar ao campo com as plantadeiras, lançando as sementes. Choveu praticamente a noite toda no Nortão.

E o tempo seco era a maior preocupação dos sojicultores neste momento tão crucial da lavoura. Isso porque a falta de umidade no ciclo inicial da cultura compromete o desenvolvimento da planta, o que pode acarretar em uma colheita com perda de produtividade.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a região de Campo Verde tem probabilidade de chuva que varia de 80% a 90% durante toda a semana que se inicia. O Inpe também mostra que a maior parte de Mato Grosso está com o tempo encoberto e registra grandes possibilidades de pancadas de chuva a qualquer momento, em todas as regiões.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet