Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Economia

Missão do Mapa visita Cuba para estreitar relações comerciais

roteiro da missão brasileira que visitará Cuba esta semana será cumprido em Havana e inclui a participação na 30ª Feira Internacional de Havana (FIHAV) bem como reuniões comerciais com o governo do país, além de visitas à Cooperativa de Produção Agropecuária (CPA) e à Unidade Básica de Produção Cooperativa (UBPC).

Integram o grupo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, o assessor especial do Gabinete do Ministro, José Carlos Pires, entre outros técnicos.

O objetivo da agenda é estreitar as relações comercias com o país caribenho que nos últimos anos iniciou processo de abertura econômica. O grupo embarca no dia 3 de novembro e fica na capital cubana até o dia 8, quando retorna ao Brasil. “É uma oportunidade de conhecermos as ações do País voltadas ao cooperativismo e de estreitar relações para futuras parcerias e ou convênios na área”, destacou Rocha.

Em Cuba, o cooperativismo foi organizado a partir de 1960, com a Revolução Cubana. As cooperativas nasceram com o objetivo de dividir as terras e iniciar algo próximo de uma reforma agrária, onde o governo indicava o que seria plantado, principalmente cana-de-açúcar e café. Atualmente, existem três tipos de cooperativas, todas no setor agropecuário.

São as CCS (Cooperativas de Crédito e Serviços), CPA (Cooperativas de Produção Agropecuária) e UBPC (Unidades Básicas de Produção Cooperativa).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet