Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

prevenção

Segunda etapa de vacinação contra aftosa está aberta e rebanho deve ser imunizado

No estado, nesta segunda etapa, todo o rebanho bovino e bubalino (mamando a caducando) deve ser vacinado, diferentemente do que ocorre em maio, quando apenas os animais de 0 a 24 meses de idade recebem a vacina.

Foto: Reprodução

Segunda etapa de vacinação contra aftosa está aberta e rebanho deve ser imunizado
Está aberto o prazo de vacinação contra a febre aftosa em todo o mato Grosso, em prática obrigatória. Em todos os municípios a vacina ocorrerá durante o mês de novembro e o prazo final para a comunicação ao Sistema de Controle de Animais deve ocorrer até 10 de dezembro. A previsão e de que esta segunda etapa do ano alcance os 29 milhões.

O prazo acima citado tem prazo ampliado apenas para as propriedades localizadas no chamado “Baixo Pantanal”, onde a cheia dificulta o manejo. Nestas áreas a data final se estabelece em 17 de dezembro, apenas uma semana após o encerramento oficial para as áreas comuns do estado.

Esta é a segunda etapa da vacinação deste ano. A primeira foi realizada em maio, onde 99% dos bovídeos foram vacinados e já possuem defesa contra a enfermidade. A expectativa inicial, era de que 158,8 milhões de cabeças fossem imunizadas, de acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT).

No estado, nesta segunda etapa, todo o rebanho bovino e bubalino (mamando a caducando) deve ser vacinado, diferentemente do que ocorre em maio, quando apenas os animais de 0 a 24 meses de idade recebem a vacina. No ano passado, no total, foram imunizados 99,6% do rebanho, num total de 29.122 cabeças.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet