Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Logística

Empresas de logística investem em qualificação para contratar motoristas

No Rio Grande do Sul, a falta de caminhoneiros profissionais qualificados é um desafio constante do setor de transportes de cargas. De acordo com o Sindicato Gaúcho das Empresas de Transporte de Cargas e Logística, o déficit chega a dez mil no Estado. Em busca de motoristas que tenham mais do que a simples habilitação para dirigir, empresas do segmento estão oferecendo cursos de formação para os funcionários.

Além de amar a estrada, é fundamental saber conviver com a distância e para isto é preciso preparo. Diante destas exigências, há quatro anos uma transportadora gaúcha passou a investir em cursos de qualificação profissional para todos os caminhoneiros que são contratados. Os cursos se dividem em aperfeiçoamento de motoristas de frota e de motoristas em treinamento.

No caso dos profissionais em treinamento, ir para estrada só acontece depois de dominar totalmente a máquina. São 40 horas de treinamento interno, onde eles passam por várias etapas. Dirigir sozinho vai depender do desenvolvimento de cada um.

Segundo o coordenador do programa, a principal deficiência dos motoristas que iniciam os cursos é a condução técnica. Atualmente, 300 motoristas atuam na transportadora. E o investimento na formação desses profissionais é compensado a longo prazo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet