Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Confira o desempenho do frango vivo em outubro de 2012

Embora tenha encerrado o mês da mesma forma como começou – isto é, com a cotação inalterada (desde 13 de setembro de 2012) em R$2,50/kg – o frango vivo comercializado no interior paulista obteve em outubro sua melhor cotação do ano e de todos os tempos, com variações positivas de 26,26% e 1,35% sobre, respectivamente, o mesmo mês do ano passado e o mês anterior.

A variação anual registrada - indicativa de que o frango vivo conseguiu alcançar, doze meses depois, um quarto a mais do preço anterior – parece elevada. Mas todos sabem que o setor esperava e necessitava de bem mais para, ao menos, começar a cobrir as elevadas perdas que foram se acumulando no decorrer do ano. Porém, a pergunta que agora ecoa é: há espaço para mais?

Aparentemente, ainda que não tenha obtido o valor desejável, o frango vivo provavelmente atingiu seu valor limite. Determinado, em última instância, pelo consumidor. Que, pelo visto, não está disposto ( ou não tem condições) de oferecer ao frango algo além do que vem sendo proporcionado no momento.

Não só isso, porém: há, também, a relatividade de preços com as outras duas carnes, a bovina e a suína. E, como mostrou ontem o AviSite (embora ao nível do produtor), o frango que há dois anos (final de outubro) alcançava cotação equivalente a 40% da cotação do suíno e a 23% da cotação do boi, agora, forçado pela alta de custo, tem sua equivalência em, respectivamente, 60% e 38%. É, sem dúvida, fator redutor de consumo – ainda que a valorização registrada não tenha sido totalmente repassada ao consumidor.

À primeira vista, pois – e salvo eventual exceção na antevéspera das Festas – o setor terá que continuar convivendo com a remuneração atual, reconhecidamente insuficiente. O que significa que não podem ocorrer excedentes de produção, sob pena de as cotações despencarem. Mas a sugestão, se for de alguma valia, só vale para 2013. Porque a produção de carne de frango de 2012 já está definida.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet