Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Pintos de corte: volume produzido em nove meses decresce 2,35%

Novos números divulgados pela APINCO revelam que a produção brasileira de pintos de corte prossegue em passo mais lento que a do ano passado, mas registra níveis de recuo não tão elevados quanto aqueles estimados recentemente pelo AviSite.

Exemplificando, o AviSite havia estimado que no bimestre agosto-setembro a produção deveria recuar entre 7,5% e 8% em relação a idêntico período anterior. Mas os números levantados pela APINCO mostram queda de 5,23% em agosto e de pouco mais de 7% em setembro. De toda forma, neste último mês, o volume produzido voltou a ficar aquém dos 500 milhões de cabeças – “número mágico” que, para muitos integrantes do setor, representa o limite dentro do qual a avicultura precisaria operar para começar a voltar ao equilíbrio anterior.

Coincidentemente ou não, o total produzido nos primeiros nove meses de 2012 se encontra exatamente dentro dessa média: é 2,35% menor que o do mesmo período do ano passado, soma pouco mais de 4,5 bilhões de cabeças e, portanto, equivale a um volume médio mensal da ordem de 500 milhões de cabeças. Mas, como tem sido ressaltado, o efeito dessa redução acaba neutralizado pela ampliação da idade de abate dos frangos em criação.

Supondo-se que a atual média seja mantida no trimestre final de 2012, o volume anual ficará limitado a 6 bilhões de cabeças, recuando mais de 3,5% em relação ao ano passado. Por ora, em 12 meses, a produção acumulada soma 6,136 bilhões de cabeças, ficando apenas 0,27% abaixo do que foi produzido em idêntico período anterior.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet