Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

TECNOLOGIA NO CAMPO

Grupo de sementeiras de MT desenvolvem quatro novas cultivares de algodão

Foto: Pauta Pronta

Grupo de sementeiras de MT desenvolvem quatro novas cultivares de algodão
A safra 2014/2015 de algodão em Mato Grosso e no Brasil promete ser de novas cultivares. Somente em junho cerca de 10 novas cultivares desenvolvidas no Estado foram lançadas no mercado mato-grossense. Entre os lançamentos estão quatro cultivares desenvolvidas pelas empresas Girassol Sementes e Tropical Sementes, que pertencem ao Grupo G4, que reúne as quatro maiores empresas sementeiras de Mato Grosso.

As empresas apresentaram ao setor da cotonicultura recentemente as sementes TMG 41WS, TMG 42WS, TMG 81WS e TMG 82WS com a tecnologia Wide Strike. Elas contam com uma maior resistência às lagartas.

Leia também
Cultivares de algodão lançadas pelo IMA trazem 2ª geração de tecnologia e prometem combate a lagartas
Festa da Pamonha de Juscimeira ocorre neste final de semana

De acordo com os desenvolvedores das novas variedades de sementes, as cultivares contam com uma biotecnologia que permite ao produtor obter uma alta produtividade ao mesmo tempo em que registra baixo custo de manejo. As novas variedades ainda possuem tolerância aos nematóides, em decorrência ao uso da tecnologia TN.

“Nós do setor do algodão, estamos sentindo que os custos vêm aumentando a cada ano e muito preocupante e temos que ter soluções por meio da biotecnologia, sementes, manejo e possamos reduzir os custos e oferecer um produto viável e de qualidade”, frisa o presidente da Associação Mato-grossense do Algodão (Ampa), Milton Garbugio.

Segundo o diretor da Sementes Tropical, Celso Griesang, a difusão de novas variedades vem de encontro com o que o produtor deseja, ou seja, uma solução para os problemas em relação a pragas, variação de clima e preços.

O presidente da Girassol Agrícola, Gilberto Goellner, salienta que o algodão a cada ano traz novos desafios aos produtores e que por isso é necessário o desenvolvimento de novas tecnologias.

O G4 é formado pelas empresas Girassol Sementes (Gilberto Goellner), Sementes Arco-Íris (Roland Trentini), Sementes São Jerônimo (Rudolf Aernoudts) e Sementes Tropical (Celso Griesang).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet