Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

BG2RF

Cultivares de algodão lançadas pelo IMA trazem 2ª geração de tecnologia e prometem combate a lagartas

23 Jun 2014 - 08:33

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Thalita Araújo/Agro Olhar

Cultivares de algodão lançadas pelo IMA trazem 2ª geração de tecnologia e prometem combate a lagartas
Os produtores de algodão de Mato Grosso já têm à disposição para o plantio da próxima safra duas novas cultivares com tecnologias recentes de combate a lagartas, inclusive as do gênero Helicoverpa spp., que deixaram os produtores em alerta nesta temporada.

O Instituto Mato-grossense de Algodão (IMAmt), braço tecnológico da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa) lançou no último sábado (21), em Dia de Campo na fazenda Lagoa Dourada, em Campo Verde, duas novas variedades de sementes com as tecnologias Bollgard II/Roundup Ready Flex da Monsanto, ambas em sua segunda geração.

Leia também:
 FPA defende fim da proibição de ivermectina em rebanhos e alerta risco de contrabando
Copa do Mundo não atrapalha e colheita do milho chega a 5,2% no Estado

Tais tecnologias prometem controle a diversas lagartas que atacam a cultura do algodão, como a lagarta-das-maçãs, a falsa-medideira, dentre outras, e a supressão (até 98% de controle) de Helicoverpa spp. e do complexo Spodoptera.
As variedades IMA 5672BG2RF e IMA 5675BG2RF também apresentam resistência ao herbicida glifosato, utilizado no controle de plantas daninhas nas lavouras.

De acordo com o pesquisador do IMAmt Jean Belot, a variedade 5675 é de ciclo precoce sendo adequada para 2ª safra, após soja, com um ciclo médio que varia de 140 a 160 dias, encontrando uma janela ideal se semeada até em torno de 10 de janeiro. Já a 5672 tem um ciclo intermediário e é indicada para fechamento de plantio safra e também plantio 2ª safra.

Jean Belot frisa que as variedades de sementes são um grande suporte de tecnologia ao produtor e que é de extrema importância realizar o manejo adequado nas lavouras, a fim de dar longevidade às tecnologias, adotando, principalmente, as áreas de refúgio.

Outro lançamento foi o da cultivar IMA 2106GL com a tecnologia GL – Glitol/Liberty Link -, da Bayer, resistente a glifosato e glufosinato de amônio, ideal para quem tem problemas com plantas daninhas resistentes e podendo ser utilizada em áreas de refúgio.

Próximos lançamentos

Durante o Dia de Campo os participantes também puderam conferir informações e campos experimentais de outras variedades que estarão disponíveis comercialmente nas safras 2015/2016 e 2016/2017.

Para 2015/2016, o IMAmt irá disponibilizar variedade com a tecnologia GLT da Bayer, que além da tecnologia GL (Glitol/Liberty Link) também terá resistência a lepidópteros-praga.

Para 2016/2017, são esperadas as variedades IMA 6035 B2RF e IMA 8276 B2RF, materiais com as tecnologias Bollgard II/Roundup Ready Flex da Monsanto, com alta produtividade, rendimento de fibra elevado, bom comportamento em relação a doenças foliares e tolerância a nematoides.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet