Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

aumento de 96%

Mato Grosso aparece em 2º no ranking nacional de queimadas; com 11.969 focos

Foto: Reprodução

Mato Grosso aparece me 2º lugar em numeros de queimadas

Mato Grosso aparece me 2º lugar em numeros de queimadas

Mato Grosso teve um aumento assustar de números de queimadas, 96% comparando ao mesmo período do ano passado e aparece em segunda posição em ranking nacional ficando atrás apenas do Estado do Maranhão que registrou 15.662 focos de queimadas. O Estado registrou 11.969 focos de calor entre o dia primeiro de janeiro a 31 de agosto deste ano. No ano de 2011 foram detectados 6.097 , segundo satélite AGUA, usando como referencia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Três municípios mato-grossenses contabilizaram mais de 500 focos nos oitos primeiros meses deste ano. A cidade de Feliz Natal aparece em primeiro lugar na lista em números de queimadas com 584 registros, seguido por Colniza e Paranatinga, ambos com 558 focos. Outros municípios como Gaucha do Norte, Campinápolis, Tangará da Serra e Nova Maringá, também aparecem com maiores números de focos de queimadas.

Código Florestal: "posição do governo é clara de vetar a MP", diz ministra Izabela Teixeira
 
Homero faz apelo a líder do PT para que Dilma não vete MP do Código Florestal


Esses números colocam Mato Grosso em estado de alerta, pois apenas durante o mês de agosto foram registrados 6.195 focos de calor. Somente nos cincos primeiros dias do mês de setembro foram detectados 1.451 novos focos. O que vem chamando muito a atenção é que esses registros acontecem em período de proibição das queimadas que vai do dia 15 de junho a 15 de setembro, podendo ser prorrogado, por ser considerado crítico por conta da seca.

Segundo o coordenador executivo do Instituto Centro de Vida (ICV), Laurent Micol, o problema das queimadas em Mato Grosso é crônico e exige medidas mais contundentes por parte do governo para ser resolvido. “O fogo é um fenômeno cíclico e para combatê-lo é preciso um trabalho de prevenção, monitoramento e, principalmente, responsabilização. Se olharmos a lista dos municípios que mais queimam percebemos que há pouca mudança de um ano para outro. A atuação tem que focar nessas regiões, onde a punição efetiva terá um importante efeito didático”, com conclui Micol.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet