Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Logística

MEGA PEÇA

Rotor da UHE Teles Pires levou 20 dias para percorrer trecho da BR-163

Foto: Marcos Silva

Rotor da UHE Teles Pires levou 20 dias para percorrer trecho da BR-163
O primeiro rotor da Usina Hidrelétrica (UHE) de Teles Pires levou cerca de 20 dias para fazer um trecho de 600 quilômetros entre Cuiabá e Nova Santa Helena. Restam ainda 300 quilômetros a serem percorridos com a mega peça até Paranaíta, na divisa de Mato Grosso com o Pará. O segundo rotor chega a Cáceres em 30 dias.


O equipamento deixou a BR-163 no dia 03 de junho e agora segue pela MT-320.

Leia também
Odebrecht inicia na segunda-feira obras na BR-163 em Mato Grosso; Veja fotos
Rotor de usina hidrelétrica chega nesta terça-feira à Colíder

Ao contrário do que foi dito anteriormente pelo Agro Olhar não são quatro rotores a seguirem ainda em 2014 para Paranaíta e sim cinco rotores. Este foi o primeiro. Outros quatros subirão até a usina até dezembro. Conforme a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), que acompanha o andamento do transporte da peça, o segundo rotor deverá desembarcar no porto de Cáceres em 30 dias.

A peça que está circulando por Mato Grosso saiu da fábrica em Taubaté (SP) em janeiro. De lá seguiu até o porto de Santos de onde por mar foi levada até o porto de Montevidéu, no Uruguai. Ao chegar a Montevidéu a peça foi embarcada em uma balsa e transportada até Cáceres pela Hidrovia Paraguai-Paraná. A mesma operação será realizada com os outros quatro rotores.

O transporte, como já informado pelo Agro Olhar, é feito por dois caminhões acoplados que contam com 256 pneus e 93 metros de comprimento. Por dia os veículos tem andado 55 quilômetros. A velocidade média é de 15 quilômetros por hora e há paradas a cada 30 quilômetros para liberar o trânsito. De acordo com a Aprosoja-MT, a entidade tem acompanhado o transporte do rotos em decorrência a operação impactar no fluxo de cargas da BR-163 e BR-364, rodovias estas consideradas as principais rotas de escoamento de Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet