Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 02 de dezembro de 2024

Notícias | Pecuária

ALERTA VERMELHO

Mormo equino é confirmado em Mato Grosso e outros 10 casos são analisados

Foto: Marcos Bergamasco/Secom-MT

Mormo equino é confirmado em Mato Grosso e outros 10 casos são analisados
A doença infecto-contagiosa mormo em equinos foi confirmada pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro). A doença é considerada grave e foi constatada em um animal de uma propriedade rural de Nova Lacerda, na região sudoeste de Mato Grosso. Outros 10 casos, em cinco municípios, estão em análise.


Os novos casos em investigação, cujos animais estão isolados, são em Poconé (1), Nossa Senhora do Livramento (1), Castanheira (6), Dom Aquino (1) e Sinop (1).

O novo laudo positivo para o animal de Nova Lacerda ratifica a avaliação feita em um laboratório de São Paulo, credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Leia também
Mormo em equino é confirmada e Indea-MT muda regras de participação de animais em eventos

Já com a confirmação do caso através do laboratório de São Paulo a propriedade em Nova Lacerda foi interditada e a fêmea isolada. Os demais animais tiveram sua movimentação proibida para fora da propriedade.

Com base na Instrução Normativa nº 24 do Mapa, de 05 de abril de 2004, os animais que tiverem laudo positivo para a doença devem ser sacrificados e os que tiveram contato passar por exames médicos.

Os sintomas clássicos do mormo são febre alta, tosse e secreção nasal, nódulos no nariz e pulmões ou mesmo feridas nos membros.

Quando avaliado pelos técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) o animal não apresentava os sintomas clássicos do mormo, o que levou a abertura de uma investigação e novo pedido de exame laboratorial.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet