Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

No caminho

Abiove ressalta vantagens econômicas e ambientais do novo percentual de biodiesel ao diesel e reforça pedido por 10%

28 Mai 2014 - 16:00

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Abiove ressalta vantagens econômicas e ambientais do novo percentual de biodiesel ao diesel e reforça pedido por 10%
A Associação das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) comemora o aumento de 5% para 6% na mistura compulsória do biodiesel ao diesel fóssil (que será de 7% a partir de novembro), divulgado pelo governo federal nesta quarta-feira (28), e reforça o pedido para que a mistura chegue a 10%.

Em nota, a associação afirma que o aumento concedido é importante para o país e que o setor está preparado para um passo ainda maior, com a adoção da obrigatoriedade de 10% de biodiesel ao diesel.

Leia também:
Governo retoma programa do biodiesel e editará MP que aumenta mistura para 7% a veículos pesados
Governo eleva para 6% a mistura de biodiesel ao diesel a partir de julho; Em novembro passará a ser 7%

“É um passo importante para o Brasil e para a indústria da soja, principal matéria-prima utilizada na fabricação do biocombustível, pois significa uma oportunidade de agregar mais valor ao grão, gerar empregos e reduzir a ociosidade das unidades industriais processadoras da oleaginosa”, divulgou a Abiove.

Dentre as vantagens do aumento citadas pela associação, estão argumentos econômicos, ambientais e sociais, como com a elevação de PIB, emprego e renda (cerca de 90 mil agricultores estão envolvidos no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel); redução na emissão de gases poluentes e redução das importações de diesel, dentre outras.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) também publicou nota hoje sobre o assunto, comemorando a medida e, assim como a Abiove, ressaltando a capacidade de elevar o percentual para 10%.

“A expectativa é de que, com o aumento da demanda por soja por causa desta adição, haja aumento também na competitividade interna do mercado, podendo melhorar os preços para o produtor rural”, disse o gerente de Planejamento da Aprosoja, Cid Sanches.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet