Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Logística

escoamento da safra

Hidrovias serão marco para desenvolvimento de Mato Grosso, afirma Dorner

Foto: Reprodução

Hidrovia reduz custo do frete, apontam especialistas

Hidrovia reduz custo do frete, apontam especialistas

A Subcomissão Permanente dos Portos e Vias Navegáveis da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (13), em Brasília, o I Simpósio de Hidrovias, que discutiu o Plano Hidroviário Estratégico. Fazem parte do Plano o Programa de Dragagem da Navegação Interior e o Projeto de Lei 5335/09, que caracteriza como serviço público a operação de eclusas e outros dispositivos de transposição de níveis em hidrovias.

Para os participantes, é unânime a opinião de que com a conclusão de todas as hidrovias planejadas, Estado terá potencial para exportar grande parte da sua produção agropecuária. Na avaliação do deputado federal Roberto Dorner (PSD-MT), o Plano Hidroviário será um marco de desenvolvimento para o estado de Mato Grosso.

Leia também
Cidinho defende abertura de regional da Antaq em Cuiabá para acelerar projetos de hidrovias
Dois portos são capazes de retirar mais de mil caminhões das estradas; hidrovia é solução

“Já é de conhecimento geral as vantagens que as hidrovias possuem, precisamos fazer com que seu valor seja reconhecido e usado. Por meio das hidrovias consegue-se transportar grandes quantidades de mercadoria a grandes distâncias com baixo custo de transporte; baixo custo de manutenção; baixa flexibilidade e com baixo custo de implantação quando se analisa uma via de leito natural, além de desafogar as nossas rodovias”, afirmou Roberto Dorner por meio de sua assessoria de imprensa.

Estiveram presentes na abertura o ministro da Agricultura, Neri Geller, o presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Logística (Frenlog), deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT), além de especialistas do setor, como o diretor executivo do Movimento Pró-Logistica de MT, Edeon Vaz Ferreira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet