Após a confirmação do primeiro caso positivo de mormo em um equino de Nova Lacerda no início desta semana, o governo de Mato Grosso definirá novas regras para a participação de equídeos em eventos agropecuários.
O mormo é uma doença infectocontagiosa que acomete equídeos (asininos, muares e equinos). Os sintomas clássicos do mormo são febre alta, tosse e secreção nasal, nódulos no nariz e pulmões ou mesmo feridas nos membros.
Leia também
Vaca Louca leva Peru suspender por 180 dias importação de carne do Brasil
Laboratório inglês rafitica caso isolado de Mal da Vaca Louca em Mato Grosso
Diante da confirmação do caso em Mato Grosso, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Groso (Indea-MT) deu início as medidas de defesa sanitária para o controle da doença, entre as medidas está a restrição do trânsito dos equídeos para a participação de eventos agropecuários. A participação dos animais será permitida apenas mediante a apresentação de exame negativo para a doença, além de atestado emitido por médico veterinário.
A doença do mormo, conforme a presidente do Indea-MT, Maria Auxiliadora Diniz, é de caráter zoonótico, podendo ser transmitida ao ser humano.
A portaria nº 24/2014, que contém as medidas adotadas, foi publicada no Diário Oficial, desta quinta-feira (08), após a confirmação do caso em um equino em uma propriedade rural de Nova Lacerda. O animal encontra-se isolado e em observação na propriedade. O material coletado nesta quinta-feira (08) foi encaminhado para o laboratório oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Pernambuco, para exames confirmatórios.
Além do animal isolado, a propriedade foi interditada pelo Indea e caso o novo exame seja positivo para a doença o animal será sacrificado e os demais animais da propriedade submetidos a exames, como prevê a Instrução Normativa do MAPA n° 24 de 5 de abril de 2004.
O Indea-MT informa que em caso de dúvidas sobre as medidas adotadas criadores podem entrar em contato com uma unidade local do Indea ou com a Coordenadoria de Controle de Doenças Animais (CCDA) do Indea-MT pelo telefone (65) 3613-6056. Denúncias de casos suspeitos podem ser feitas através do 0800-65-3015.
O Indea-MT divulgou uma lista de laboratórios credenciados pelo Mapa para o diagnóstico do mormo. Confira
aqui os laboratórios.
(Com informações Secom-MT)