Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

SEM NOÇÃO

Questões do concurso da Empaer gera frustação em profissionais e concurseiros

Foto: João Melo/Empaer

Questões do concurso da Empaer gera frustação em profissionais e concurseiros
Frustação. Este é o sentimento existente entre profissionais e concurseiros da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), após as provas do concurso público da entidade realizadas no dia 6. Ao invés de caírem questões ligadas ao setor como "Crédito Rural", "Extensão Rural", "Agricultura Orgânica", "Pronaf", entre outros, o que se verificou foram questões de atualidades, como o nome "fantasia" de uma dupla sertaneja de Mato Grosso.

A questão de número 35 da área de "Atualidades" pedia que os concurseiros respondessem qual era o nome da "fantasia" da dupla formada por João Sérgio Batista Corrêa Filho e Hilton Cesar Serafim da Silva. A resposta para a pergunta era a letra "A - João Carreiro e Capataz".

O concurso público na Empaer era uma reivindicação de 20 anos, diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (Sinterp-MT), Gilmar Brunetto.

Leia também:
Diretor da Famato é nomeado secretário no Ministério da Agricultura
Ibama apreende 1,7 mil toneladas de soja em área embargada; multa a fazendeiro é de R$ 6 mi

Segundo ele, desde o anuncio da realização do concurso solicitou-se ao governo de Mato Grosso e a Empaer que caíssem nas provas questões relacionadas ao “Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)”, “Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, "Mais Alimentos", "Extensão Rural", "Agricultura Familiar", "Crédito Rural", "História de Mato Grosso", "Agricultura Orgânica", "Análise de Solos", entre outras pertinentes a área. Brunetto comenta ainda que o que se viu na verdade foram questões mal elaboradas, respostas erradas e questões que diziam respeito a culturas do sul do país e não de Mato Grosso.

“O que fica desta prova é o sentimento de frustação. Desde o lançamento do concurso solicitamos que se focasse nas atividades desenvolvidas pela Empaer, tanto na prova de nível médio quanto de nível superior”, frisa Brunetto.

A prova do concurso público da Empaer foi realizada no dia 6 de abril. Concorreram as 255 vagas mais de 10 mil candidatos.

Conforme Brunetto, hoje a necessidade são de 600 profissionais para atender 70% dos agricultores familiares de Mato Grosso. Atualmente, o Estado possui cerca de 140 mil famílias enquadrados na agricultura familiar e aproximadamente 200 profissionais para atendê-los. “O Sinterp-MT só não entra com recurso para cancelar a prova, pois demoraria até outra ser realizada e necessitamos com urgência de técnicos”, salienta.

O presidente do Sinterp-MT comenta que a demanda de técnicos é urgente, também, tendo-se em vista a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a Empaer e esta por meio de sua assessoria de imprensa informou que o cancelamento de questões e até mesmo do concurso público é de responsabilidade do Instituto AOCP, que organizou e aplicou as provas.

A reportagem tentou contato com o Instituto AOCP, porém até o fechamento desta edição não foi atendida no telefone que consta no site do instituto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet