Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

esperando água

Chuva está abaixo do esperado mas plantio de soja não fica estacionado em Mato Grosso

30 Out 2012 - 09:05

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Chuva está abaixo do esperado mas plantio de soja não fica estacionado em Mato Grosso
O volume das chuvas em Mato Grosso, especialmente em algumas regiões, está aquém do esperado para o período. No entanto, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o plantio de soja não é prejudicado a ponto de estacionar e, nos piores casos, tem sido desacelerado.

A região do Estado com menor índice de chuvas e que registra maior atraso no plantio é a Oeste, comparando com os números da própria região em safras passadas. A região Nordeste vem em seguida, também carente de mais chuvas para acelerar o plantio.

Já a região Sudeste, sobretudo por conta das cidades de Campo Verde e Primavera do Leste, é a mais adiantada, tendo atingido 54% da área semeada, quase 1% a mais que na safra passada.

Na região, as primeiras chuvas começaram cedo e com fartura logo no final do vazio sanitário, na metade de setembro. Em Campo Verde muitos produtores aproveitaram o período para iniciar os trabalhos em suas propriedades.

Na segunda quinzena de outubro o município chegou a enfrentar alguns dias de estiagem, que quase preocuparam. Na Agro Sol Sementes, por exemplo, o plantio de soja ficou parado por quase dois dias na última semana, segundo conta o Engenheiro Agrônomo Pedro Tales Tomazelli. Porém, as chuvas fortes reapareceram e as máquinas voltaram ao trabalho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet