Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

saindo da crise

Suinocultura encontra cenário mais favorável e milho com preços mais baixos no Estado

29 Out 2012 - 17:30

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Suinocultura encontra cenário mais favorável e milho com preços mais baixos no Estado
Os altíssimos preços atingidos pelo milho trouxeram muitos benefícios para uns e alguns prejuízos para outros, como para os suinocultores, que encontraram um cenário adverso nos últimos meses em Mato Grosso.

Agora, segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), a produção de suínos tem um alívio com a baixa de preços do milho, voltando a encarar uma situação mais confortável.

O grão teve uma elevação de preço tão grande ao ponto de a alimentação animal ter ficado mais cara até que o preço de venda de um quilo do suíno vivo. Com a elevação do preço do suíno e o declínio do preço do milho, o negócio vem recuperando a rentabilidade.

Levantamento do Imea aponta que há três meses, quando a produção de suínos no Estado se encontrava em um dos piores momentos do ano, necessitava-se de 5,72 kg de milho para comprar 1,0 kg de suíno, algo que encarecia a manutenção alimentar dos animais.

Neste mês de outubro, os dados parciais apontam que com 8,70 kg de milho consegue-se comprar 1,0 kg do suíno vivo.

“Como a relação de troca melhorou para a criação dos suínos a demanda pelo cereal deve se manter a curto prazo, fato que traz uma segurança de demanda interna forte para o produtor de milho do Estado”, diz o boletim divulgado pelo instituto nesta segunda-feira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet