Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

SEMEIO

Plantio da safra de soja chega a 50% em Mato Grosso, aponta levantamento do Imea

Foto: Agroolhar - arquivo

Plantadeiras já cobriram mais da metade da área a ser cultivada

Plantadeiras já cobriram mais da metade da área a ser cultivada

Mais da metade da safra 2012/13 de soja já foi semeada em Mato Grosso, aponta levantamento do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea). Até a última sexta-feira, o porcentual de cobertura era de 50.3% dos 7.9 milhões de hectares a semear.

De acordo com o acompanhamento de plantio do Imea, o município onde os tratores mais avançaram foi Sorriso – Capital Nacional do Agronegócio -, com 78% dos 633 mil hectares, seguido de Campo Verde, com 76% de 209 mil ha.

Também estão com o semeio bem adiantado os municípios de Nova Ubiratã (75%), Lucas do Rio Verde (73%), Vera (70%), Nova Mutum (69%), Ipiranga do Norte (68%), Primavera do Leste e Chapada dos Guimarães, com 65%de cobertura cada.

O índice estadual de 50.3% está 7.7% abaixo do que fora atingido na mesma época da safra passada, quando, em 27 de outubro de 2011, 58.1% da área estava plantada. Contudo, a área cultivada com soja na safra anterior era cerca de 1.2 milhão de hectares menor que a atual, que será de 7.9 mi/ha.

Além disso, o período passado teve bons índices pluviométricos em todas as regiões do estado, diferente deste ano, onde há regiões em que foi necessário o replantio, por causa de escassez de chuva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet