Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cooperativismo

Oportunidade

Sindicatos rurais de Mato Grosso oferecem mais de 1000 vagas para qualificação

Sindicatos rurais de Mato Grosso oferecem mais de 1000 vagas para qualificação
Os Sindicatos Rurais de Mato Grosso e mais parceiros oferecem na próxima semana, entre 24 e 28 de fevereiro, 1370 oportunidades de qualificação para treinamentos gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). São 90 turmas em 66 municípios do Estado.

O treinamento mais solicitado, de acordo com a assessoria de imprensa do Senar, foi o para Agente Sanitário em Saúde Animal, que ocorrerá em seis municípios: Porto Estrela, Planalto da Serra, Bom Jesus do Araguaia, Tabaporã, Nova Nazaré, Campinápolis.

Nas cadeias produtivas de Bovinocultura de corte e de leite, serão realizados também os treinamentos de Confinamento e Semiconfinamento de Bovinos, em Nova Ubiratã; Inseminação Artificial em Bovinos, em Nova Xavantina, Cuiabá, Ribeirão Cascalheira e Novo Mundo; Manejo de Gado de Corte, em Marcelândia, e In 62 – Qualidade do Leite, em Carlinda, Vila Rica e Água Boa.

Os interessados aprender técnicas de direção e manutenção de mecanização agrícola podem contar com os treinamentos de Operação de tratores Agrícolas em Pedra Preta, Mirassol D’Oeste, Castanheira e Cáceres; Manutenção de Tratores Agrícolas em Vila Rica; Manutenção e Regulagem de Colheitadeiras de Grãos em Paranatinga e Aplicação De Agrotóxicos Utilizando Pulverizador Tratorizado em Araputanga.

Ainda na agricultura, dois treinamentos de pós-colheita serão realizados. Em Itiquira, será formada uma turma de Classificação de Produtos de Origem Vegetal; já em Porto Alegre do Norte, Rondonópolis e Querência, acontece o treinamento de Armazenamento de Grãos.

Para os produtores que desejam aprender mais sobre como aproveitar as riquezas produzidas na propriedade, são disponibilizados vários treinamentos de beneficiamento e transformação de alimentos.

Os treinamentos que ensinam os participantes a fazerem embutidos e defumados ocorrem em Araguainha (carne de frango) e Peixoto de Azevedo (carne suína). Serão oferecidos ainda Planejamento e Aproveitamento dos Alimentos (Pedra Preta e Nova Mutum), Produção Caseira de Conservas Vegetais, Compotas, Frutas Cristalizadas e Desidratadas (Aripuanã e Nossa Senhora do Livramento), Produção Caseira de Derivados de Milho (Nova Monte Verde) e Fabricação Caseira de Melado, Açúcar Mascavo e Rapadura (Nossa Senhora do Livramento).

Já os produtores de Bovinocultura de leite contam com os treinamentos de Produção de Derivados do Leite – Queijos, em São José do Rio Claro, e Requeijões, Doces e Iogurte, em Castanheira e Pontes e Lacerda.

As empresas rurais também precisam de qualificação, seja para criar uma associação ou cooperativa, ou para melhorar o relacionamento entre os colaboradores e atendimento ao público. Estas são características dos treinamentos voltadas para a gestão. Sete turmas terão início no dia 24: Relacionamento Interpessoal (Planalto da Serra e São José do Rio Claro), Administração de Pequenas Propriedades Rurais (Dom Aquino e Santo Afonso), Associativismo e Cooperativismo (Tangará da Serra e Guarantã do Norte) e Atendimento ao cliente (Alto Garças).

Confira mais alguns treinamentos que se iniciam dia 24 de fevereiro:
- Doma Racional de Equinos: Reserva do Cabaçal e Poconé
- Casqueamento e Ferrageamento de Equídeos: São José do Xingu
- Cercas Elétricas: São Félix do Araguaia
- Artesanato com Couro Bovino: Rio Branco
- Piscicultura: Porto Esperidião, Nossa Senhora do Livramento e Juína
- Manejo Avançado na Apicultura: Nova Brasilândia
- Viveirista em Fruticultura: Juruena (2 turmas) e Porto dos Gaúchos e
- Manejo e Conservação Do Solo: Confresa
- Olericultura Básica: Paranaíta
- Olericultura Orgânica: Denise
- Inclusão Digital Rural: Paranatinga

As informações são do Senar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet