Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Logística

logística precária

Falta de manutenção compromete o escoamento da produção no Amazonas

Os produtores de Manaus, no Amazonas, reclamam do péssimo estado de conservação das estradas rurais. A rede elétrica não tem manutenção e os carros transitam por estradas cobertas de lama e cheias de buracos em 35 quilômetros de ramal.


O prejuízo causado pela falta de estrutura para o escoamento da produção também dificulta a manutenção de algumas culturas. O agricultor Francisco Homem retomou o plantio da mandioca, que ficou interrompido por cerca de um ano.

“Eu perdi 30 toneladas de macaxeira. Não tinha como escoar. Passei um ano sem plantar e estou retomando agora a plantação. Nós temos uma promessa que nós mesmos vamos dar uma ajeitada no ramal”, diz Homem.

A piscicultura é a principal atividade na propriedade do agricultor Frank Schropfer. Ele teve que se apressar para escapar de um grande prejuízo com o escoamento do produto. O caminhão carregado com os peixes quebrou no meio do caminho.

“O caminhão saiu com quase seis toneladas de peixe na semana passada para ser entregue em Manacapuru. Em função da estrada, quebrou na estrada e ficou mais de 48 horas correndo risco de perder toda a produção. Nós tivemos que trazer outro caminhão da cidade, colocando gelo novo, para que o produto não sofresse perda de qualidade”, diz Schropfer.

Os produtores dizem que já procuraram a Prefeitura e órgãos estaduais e federais, mas ninguém se responsabilizou pelas melhorias na estrada. A superintendência da Zona Franca de Manaus, responsável pela rodovia, informou que não há projetos de recuperação da estrada. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet