A Valec Engenharia, Construções e Ferrovia pode ficar responsável pela elaboração do projeto básico e do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima) do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, atribuição que, inicialmente, caberia à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O pedido foi protocolado nesta quarta-feira (27.11), em Brasília, pelo secretário da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo.
De acordo com informações da assessoria do secretário, o protocolo foi feito no dia da posse do novo diretor-presidente da empresa, José Lúcio Lima Machado. Na ocasião, Vuolo participou da primeira reunião da nova gestão da Valec.
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Segundo Vuolo, o pedido protocolado foi feito para acelerar o cronograma de obras do modal ferroviário.
“Estamos queimando etapas, antecipando alguns processos para ganhar tempo. Ao invés de a ANTT ficar responsável, propusemos que a Valec realize este trabalho”, afirmou ao
Agro Olhar.
Segundo o secretário, há um termo de compromisso assinado entre o governo de Mato Grosso, a Valec e ANTT que respaldou a contratação do Estudo de Viabilidade Econômica e Ambiental por parte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“Agora estávamos avançando mais uma etapa, que é a contratação do projeto básico e Eia-Rima da Ferrovia Senador Vicente Vuolo. Esta ferrovia será importante para o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso”, acrescentou.
Na década de 1970, o pai do secretário, senador Vicente Vuolo, incluiu o traçado da ferrovia que passa por Mato Grosso no plano nacional de viação. Por isso, a ferrovia leva o nome do senador.
O trecho está cedido para a empresa América Latina Logística (ALL) e tem terminais em Alto Araguaia, Itiquira e Rondonópolis, inaugurado em setembro pela presidente Dilma Rousseff e o governador Silval Barbosa.