Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

alimentação

Especialista explica diferença entre verduras e legumes e destaca características

Foto: Reprodução / Ilustração

Especialista explica diferença entre verduras e legumes e destaca características

Especialista explica diferença entre verduras e legumes e destaca características

“Verduras e legumes são plantas ou partes de plantas que servem para o consumo humano, como folhas, flores, frutos, caules, tubérculos e raízes”. A explicação vem da especialista em nutrição Lygia Parreira, consultora de empresas que atuam no setor alimentício.

Leia mais Chuchu é o 4º legume mais consumido no país e tem rentabilidade favorável
Rentabilidade e baixo custo tornam batata-doce ótima opção para fixação do homem no campo

De acordo com a consultora, a diferença entre eles está na parte botânica das plantas. As partes das plantas classificadas como verduras são as folhas (acelga, alface, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho, rúcula, entre outras) e as flores (alcachofra, brócolis e couve-flor). Já os legumes são os frutos (abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate, entre outros), os caules (aipo, aspargo e palmito), os tubérculos (batata) e as raízes (beterraba, cenoura, mandioca, nabo e rabanete, entre outras).

“As verduras e os legumes também podem ser diferenciados pelo teor de carboidratos que possuem. As verduras apresentam baixo teor de carboidratos (em torno de 5%) e baixo valor calórico”, explica Parreira.

A nutricionista lista alguns legumes que possuem baixo teor de carboidratos: abobrinha, berinjela, chuchu, jiló, palmito, pepino, pimentão, rabanete e tomate. No meio de campo, abóbora, beterraba, cenoura, nabo, quiabo e vagem, com cerca de 10% de carboidratos e médio teor de calorias.

Do outro lado da balança Já as raízes e tubérculos, como batata, batata doce, cará, inhame, mandioca e mandioquinha são as mais calóricas, pois possuem em média 20% de carboidratos. Além de carboidratos, as verduras e os legumes são ricos em fibras, vitaminas (A, complexo B), minerais (ferro, cálcio, potássio e magnésio) e têm pequenas quantidades de proteínas e gorduras.

“Por serem alimentos altamente nutritivos, devem ser incluídos nas principais refeições diárias”, aconselha Parreira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet