Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Logística

CONCESSÃO

Ferrovia do Centro Oeste deve ser licitada apenas no ano que vem

Edeon lembra que a concessão da Fico à iniciativa privada se dará de forma que proporcione concorrência, já que qualquer empresa poderá colocar composição nos trilhos

Foto: Reprodução

Edeon acredita que a licitação da Fico deve ocorrer em fevereiro

Edeon acredita que a licitação da Fico deve ocorrer em fevereiro

A Ferrovia da Integração do Centro Oeste (Fico) deve ser licitada somente em fevereiro ou março de 2014, prevê o coordenador do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, em entrevista ao Agroolhar/Olhar Direto, durante o Fórum Brasil Central de Agronegócio, realizado em Sinop.

“A licitação está prevista para final deste ano, mas o governo federal vai dar prioridade no leilão de cerca de 460 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, entre Açailância, no Maranhão, e Vila do Conde, no Pará. Então eu acredito que a licitação da Fico deve ocorrer em fevereiro ou março”, comentou.

A Fico vai ligar Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá) a Uruaçú (GO), onde se interligará com a Norte-Sul e com a Ferrovia da Integração Oeste- Leste (Fiol), que está em construção e vai ligar Goiás ao litoral da Bahia, no Porto de Ilhéus.

Edeon lembra que a concessão da Fico à iniciativa privada se dará de forma que proporcione concorrência, já que qualquer empresa poderá colocar composição nos trilhos. “É um modelo novo e muito interessante, pois evita o monopólio da linha”, disse Vaz.

Agência retoma processo licitatório de ferrovia em Mato Grosso
“EVTEA vai eliminar ‘achismos’ sobre construção da hidrovia Teles Pires-Tapajós”, diz Edeon

O trecho no Pará é que servirá de parâmetro para a abertura da licitação das obras que chegarão a Lucas do Rio Verde, acrescenta o coordenador. “Como o trecho da licitação está no Programa de Investimento em Logística, o governo não tem levado interesse aos investidores. É uma tentativa de retomada da ANTT neste processo, que está muito lento”, observa Vaz.

Diretor do Dnit não sabe

O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, apesar de ter explanado sobre os três modais de transporte – rodoviário, ferroviário e hidroviário – em sua palestra no evento em Sinop, “desconversou” sobre a Fico, quando questionado por Olhar Direto.

“Eu não sei quando a ferrovia vai ser licitada. Ferrovia é com a Valec. O Dnit cuida de rodovias e hidrovias”, disse o general Fraxe.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet