Durante cerimônia de lançamento da ferrovia Ferronorte, no trecho Alto Araguaia-Rondonópolis, e do Complexo Intermodal Rondonópolis, a presidente Dilma Rousseff destacou a importância das ações promovidas pelo ex-governador Blairo Maggi e pelo ex-presidente Lula para que as obras de infraestrutura viária do estado se tornassem realidade.
Leia mais Ferrovia do Centro Oeste deve ser licitada apenas no ano que vem
Agência retoma processo licitatório de ferrovia que vai reduzir valor do frete em 50%
“Nós temos tido a clareza de perceber a importância, aqui no Estado, do setor da infraestrutura graças a uma parceria que se iniciou lá atrás no Governo Lula junto ao ex-governador e, hoje, senador Blairo Maggi. Ele tem a responsabilidade, e eu dou testemunho, pelo desenvolvimento da infraestrutura também aqui no estado de Mato Grosso”, salientou a presidente.
Maggi lembrou que enquanto governador sempre deu prioridade a obras em infraestrutura por acreditar na importância do setor rumo ao desenvolvimento. “Não adianta nada só produzirmos se não tivermos condições, e competitividade, para levar essas mercadorias aonde elas têm que de fato chegar”, disse o senador.
O congressista ressaltou que MT é o maior produtores de grãos do País, que o estado lidera a participação no PIB nacional e tem o agronegócio como carro-chefe da economia. “Ainda estamos aquém da infraestrutura que realmente necessitamos para suprir a demanda”, disse Blairo Maggi, que chegou ao evento acompanhado da presidente Dilma Rousseff e do ministro dos Transportes César Borges, conforme informou a assessoria do parlamentar.
A presidente Dilma falou ainda de outro compromisso assumido com Blairo em prol de Mato Grosso. “Lembro perfeitamente um dia em que estava sendo lançada a ligação entre Uruaçu e Lucas do Rio Verde, aqui no Estado, e eu não pude comparecer e eu era ministra na época. Eu jurei por telefone ao Blairo que nós íamos fazer essa obra e, hoje, eu quero dizer a vocês nós vamos fazer essa obra. É meu juramento e Blairo é receptáculo dele”, declarou Dilma Rousseff.
Maior da América Latina
O terminal ferroviário de Rondonópolis é considerado o maior complexo intermodal de cargas da América Latina e se somará aos já existentes, Alto Taquari (a 479 km de Cuiabá), Alto Araguaia (414 km), e Itiquira (357 km), todos no Sul no Estado. Com isso, Mato Grosso passará a ter uma malha viária de 360 km.
A ferrovia vai de Itiquira a Rondonópolis e compreende 78 km de trilhos interligando os dois municípios. Está localizado às margens da BR 163, distante 25 km da cidade. A obra deve disponibilizar uma área de 230 mil quadrados para um centro comercial, pátio para estacionamento de caminhões e um posto de abastecimento.
Iniciada em 2010, contou com investimento de R$ 600 milhões e aumentará a capacidade de transporte desse modal em Mato Grosso com incremento de 12 milhões de toneladas/ano para 17 milhões, sendo cinco milhões agregados com a entrada em operação do terminal de Rondonópolis.