A Ferrovia de Mato Grosso segue com obras e já tem prazos definidos para entregas. Segundo a Rumo, concessionária responsável pelo empreendimento, o primeiro terminal, localizado no trecho entre Rondonópolis e a BR-070, em Dom Aquino, deve entrar em operação ao longo de 2026. Já a previsão contratual para a conclusão total da ferrovia, incluindo o ramal até Cuiabá, é 2030.
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Durante inauguração da ponte ferroviária sobre o Rio Vermelho, em Rondonópolis, a empresa reforçou que o cronograma está dentro das metas estabelecidas. No caso do ramal até a capital, a Rumo oficializou no último dia 22 de maio o pedido de Licença de Instalação para o trecho de aproximadamente 172 quilômetros entre Santa Elvira (distrito de Rondonópolis) e Cuiabá. A tramitação está sob análise da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
Segundo a companhia, questões fundiárias, licenças ambientais e soluções de engenharia são fatores que podem interferir no andamento, mas a empresa mantém os prazos estabelecidos.
Investimentos e geração de empregos
A Rumo deve investir R$ 2 bilhões somente em 2025, totalizando cerca de R$ 5 bilhões nesta primeira etapa do projeto, que se estende do km 0 até o terminal da BR-070. Outros R$ 2 bilhões já foram aplicados entre 2023 e 2024.
As obras também atingiram o pico de contratações em maio de 2025, com cerca de 5 mil trabalhadores atuando diretamente nas frentes de serviço. A movimentação aqueceu a economia da região sudeste de Mato Grosso. Em Rondonópolis, polo logístico do estado, o setor da construção civil cresceu 15,4% no primeiro trimestre do ano, segundo a Rumo. Cidades como Primavera do Leste e Campo Verde também têm atraído novas empresas e investimentos motivados pelo avanço da ferrovia.
Além da recém-inaugurada Ponte do Rio Vermelho, estão em fase final de obras a Ponte do Rio São Paulo e o primeiro viaduto vegetado do Estado, previstos para entrega nos próximos meses. Também está em construção em Rondonópolis uma fábrica de dormentes, que terá capacidade para produzir 1,3 milhão de peças e ficará pronta no início do segundo semestre de 2025.
Até o momento, a Rumo já entregou oito obras de viadutos e passagens inferiores entre os quilômetros 0 e 162 da ferrovia, com a meta de atingir 21 estruturas nesta primeira fase.