Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Sempre alerte

Na década de 80, sensível ao vasto ecossistema do estado, o qual engloba o pantanal, cerrado e parte da floresta Amazônica, o governo federal e estadual determinou a execução de operações conjuntas, das quais participaram o Exército Brasileiro e os órgãos de segurança do estado, adotando medidas que reprimissem a atuação de caçadores clandestinos, a pesca predatória e contrabando de animais, surgindo assim ás primeiras operações policiais militares em conjunto com as forças armadas na repressão aos atos abusivos e criminosos contra o meio ambiente. Diante da necessidade e realidade da época, criou-se através do Decreto Lei nº 275 de 20 de Outubro de 1983, a Companhia Independente de Polícia Florestal, tendo como missão a proteção exclusiva do pantanal Matogrossense. Através do Decreto nº 2.124 de 11 de Dezembro de 1989, a Companhia Independente de Polícia Florestal, foi transformada em Batalhão de Policia Florestal.

Para executar as atividades de policiamento ambiental foram estruturadas duas Companhias, sendo uma localizada na própria sede do batalhão e outra no município de Cáceres, bem como um pelotão sediado no município de Poconé-MT e por fim um pelotão sediado no município de Barra dos Bugres. Em novembro de 1988 foi criada, com a denominação de “Posto de Fiscalização Florestal”, a 4º Companhia de Polícia Florestal, isso em decorrência dos convênios com a Prefeitura Municipal de Cáceres e Polonoroeste. Através do Decreto nº 4.337 de 16 de Maio de 2002 o governo do estado promoveu mudanças na denominação do Batalhão de Polícia Militar Florestal passando a denominar-se - Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental.

Em 2007 houve uma nova reestruturação da PMMT, que culminou com a extinção do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, distribuindo todo o efetivo do Comando de Policiamento Ambiental para os Comandos Regionais. A 4º Cia de Polícia Militar de Proteção Ambiental passou a denominação de “Companhia de Polícia Militar Ambiental do CR VI – Oeste”, juntamente com toda sua estrutura passou a subordinar diretamente ao Comandante do Comando Regional Oeste VI, para o desempenho de atividades de policiamento tanto ambiental quanto ostensivo em geral. No ano de 2010, houve uma nova reestruturação na PMMT, onde foi reativado o Batalhão de Policia Militar de Proteção Ambiental, subordinado ao Comando Especializado e com isso a 4ª Companhia de Policia Militar Ambiental, volta a ser subordinada diretamente ao Batalhão de Policia Militar de Proteção Ambiental-CEsp com a denominação, 4ª COMPANHIA DE POLICIA MILITAR DE PROTEÇÃO AMBIENTAL com sede em Cáceres – MT.

Constantemente a Cia Ambiental é acionada para participar de palestras, Festivais de Pescas, Campanhas Ambientais, bem como, atuamos de maneira cooperativa com outros órgãos e instituições, como a SEMA, JUVAM, IBAMA, GEFRON e INDEA, no decorrer de todo ano.

São desenvolvidas duas modalidades de Patrulhamento, além das Atividades de Educação Ambiental:

Patrulhamento Terrestre: desenvolvido principalmente na zona rural que abrange 22 (vinte e dois) municípios: Cáceres, Curvelândia, Caramújo, Rio Branco, Salto do Céu, Larambari D’Oeste, Jauru, Reserva do Cabaçal, Indiavaí, Figueirópolis D’Oeste, Horizonte D’Oeste, Glória D’Oeste, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Porto Esperidião, Mirassol D’oeste, Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Comodoro, Vila Bela SS. Trindade, Campos de Julio e Rondolândia.

Patrulhamento Fluvial: que abrange as duas Bacias: Bacia do Prata: composto pelo Rio Paraguai e seus afluentes a partir dos rios Sepotuba, Cabaçal, Jauru até a Reserva Ecológica Taiamã e a Bacia do Amazonas: composto pelo Rio Guaporé, Rio Verde até o Rio Cabixi que faz divisa com o País Boliviano e com o Estado de Rondônia.

As atividades de Educação Ambiental obtiveram muito destaque e foram desenvolvidos vários trabalhados em parceria com o IFMT e o Grupo Cultural “Futuro da Vida”. Desde o início do Projeto Monitores Ambientais da Policia Militar Lobo Guará até o momento a 4ª Companhia Ambiental formou 64 (sessenta e quatro) Monitores Ambientais das cidades de Cáceres, Porto Esperidião e Curvelândia.

Atualmente Sob o comando do 2º Ten Pm Thássio Matheus Fernandes Alves - A 4ª Companhia de Policia Militar de Proteção Ambiental de Cáceres-MT, vem se destacando na região pelo excelente trabalho desempenhado pelos policiais da unidade, neste primeiro semestre de 2014. Fato este que pode observado pelo comparativo em relação ao primeiro semestre do ano de 2013.

Max Campos é servidor público estadual e militante político jovem

Comentários no Facebook

Sitevip Internet