Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Artigos

Amadurecimento da classe produtora por meio do voto

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso acaba de passar por um processo eleitoral que nos orgulhou muito. No dia 4 de novembro, mais de mil associados foram até os Sindicatos Rurais de seus municípios e depositaram seus votos e sua confiança em uma diretoria e em delegados representantes dos quatro cantos do estado para fortalecer o setor.

Acreditamos que a entidade precisa de renovação e, por isso, discutimos amplamente com nossa base os nomes que seriam colocados à disposição para o voto. Desde junho foram realizadas diversas reuniões para que conseguíssemos chegar a uma chapa que representasse os anseios da maioria.

Nossa gestão foi reconhecida e referendada para continuar à frente da Aprosoja por mais dois anos. E houve uma oxigenação, temos quatro novos nomes que estão dispostos a trabalhar para conquistarmos ainda mais.

O ápice desta eleição, porém, foi a disputa para os cargos de delegados da entidade. Pela primeira vez, eles foram eleitos e não indicados por cada núcleo da Aprosoja. E houve disputa nos 22 municípios em que a entidade tem representação, tanto para titulares como para suplentes. Vejam a credibilidade que nossa associação está conquistando: disputa para ser um representante voluntário!

O reconhecimento do trabalho da Aprosoja faz com que os associados se interessem em participar mais ativamente das decisões. Isso foi provado nesta eleição, quando tivemos um aumento de 40% no número de votos, que não são obrigatórios, em relação ao pleito anterior.

Além disso, a eleição ocorre em plena época de plantio da safra de soja, quando os produtores rurais estão envolvidos com os trabalhos em suas fazendas. Mesmo assim, vieram à cidade exercer o direito democrático de escolher seus representantes.

Mas esse processo também não começou da noite para o dia. Desde a eleição para o Conselho Fiscal da entidade, em março do ano passado, houve o voto direto. Assim, conseguimos renovar os quadros e incentivar a disputa sadia para a melhoria da associação.

Não podemos deixar de ressaltar o importantíssimo trabalho realizado pela equipe de colaboradores da Aprosoja. Nesta eleição, criamos um sistema informatizado que deu agilidade ao processo e transparência, até mesmo para que houvesse o voto itinerante.

É um caminho positivo que não pode retroceder. De agora em diante, cada vez mais a Aprosoja irá crescer e representar os produtores rurais de Mato Grosso no Brasil e no mundo. E precisamos estar unidos, trabalhando para uma entidade forte e transparente. Que venham os próximos dois anos de conquistas!

* Carlos Fávaro é produtor rural em Lucas do Rio Verde e presidente da Aprosoja-MT

Sitevip Internet