Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Artigos

Nasce a semente da solidariedade

Arquivo

Há cerca de um ano começamos uma caminhada diferente do que estávamos acostumados até então. Os produtores rurais de Mato Grosso sabem muito bem cultivar a terra, colher grãos fortes, comercializar a produção e, assim, fazer do nosso estado o maior produtor de grãos do Brasil e um exemplo de eficiência para o mundo.

Mas não basta sermos bons economicamente, queríamos contribuir para um Mato Grosso melhor de outra forma. Queríamos fazer algo para as pessoas que vivem aqui e que, como nós, demandam saúde, infraestrutura, segurança, entre tantas outras necessidades.

E como tudo ocorre na hora certa, em julho de 2012 fomos convidados a participar da reestruturação de uma ala do Hospital de Câncer de Mato Grosso, cuja obra estava abandonada há 17 anos. Este ano foi espetacular para a soja e para o milho, com preços altos e boa rentabilidade para os agricultores. Poderíamos simplesmente ter feito uma doação, mas os produtores decidiram se envolver mais e surgiu a campanha da Aprosoja, por meio do programa AgroSolidário, que arrecadou R$ 2 milhões.

Em cada núcleo da Aprosoja por este interior adentro, centenas de produtores rurais e moradores da cidade se reuniam numa ação de solidariedade. Muitos se emocionaram, muitos compartilharam depoimentos de perdas e também de vitórias sobre esta doença tão devastadora. Nestes momentos, sabíamos que estávamos fazendo uma grande mobilização para ajudar a salvar vidas.

Um ano depois do início desta jornada, estamos entregando a nova ala reformada, mobiliada e equipada. No dia 12 de agosto, em um café da manhã, será o grande momento em que veremos o que esta união de forças foi capaz de fazer. E a partir daquele momento, o Hospital de Câncer do estado poderá triplicar seus atendimentos ambulatoriais e, consequentemente, diagnosticar precocemente a doença e cura-la.

Foi uma jornada linda, onde conhecemos novos amigos e parceiros, pessoas que se empenham para o bem comum. Nós, acostumados a plantar sementes na terra, aprendemos a plantar solidariedade. Com certeza, ganhamos muito mais do que doamos. Obrigada a todos os produtores rurais de Mato Grosso que se engajaram e fizeram parte desta história!

* Carlos Fávaro é produtor rural em Lucas do Rio Verde (MT) e presidente da Aprosoja-MT.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet