Imprimir

Notícias / Economia

Saiba o que abre e o que fecha no feriado prolongado de Ano Novo

Da Redação - Thaís Fávaro

Com o feriado prolongado de Ano Novo, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) esclareceu o funcionamento dos bancos no período. O Governo também divulgou sobre o funcionamento dos órgãos estaduais. O comércio da capital também atenderá em horarios especiais. Confira:

Leia mais
IPVA terá valor reduzido em 2019 devido à queda nos preços de vendas de veículos; veja tarifa

Na segunda-feira (31) e na terça-feira (1), as agências bancárias não abrem para atendimento ao público. A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.
 
Seguindo o Decreto nº 1.318, de 21 de dezembro de 2017, os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual não funcionam nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2019, Confraternização Universal. Apenas serviços essenciais de saúde e segurança pública estarão em funcionamento seguindo escala de plantão.

Comércio

Nos quatro shoppings da capital os horários de funcionamento serão padrão, no domingo (30), o atendimento das lojas e quiosques serão das 14h às 20h e para a praça de alimentação e lazer, o atendimento será das 11h às 22h. O cinema funcionará conforme a programação. O horário só será reduzido na segunda-feira (31), quando as lojas ficam abertas das 10h às 19h. O cinema funcionará das 11h30 às 16h.

Na terça-feira (1), as lojas e quiosques dos shoppings não abrirão em respeito ao feriado da Fraternidade Universal e Dia Mundial da Paz e a convenção coletiva de trabalho. As praças de alimentação e lazer ficam abertas das 11h às 22h e as salas de cinema das 15h30 às 22h. No dia 30 de dezembro as lojas do centro de Cuiabá poderão ficar abertas até as 18h, no último dia do ano, 31 de dezembro, os lojistas devem atender até as 20h.
 
Saúde
 
O Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) trabalha normalmente. As unidades de saúde que fecham durante os feriados de final de ano são: Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), Farmácia de Alto Curso e MT Hemocentro. Já o Laboratório Central do Estado (Lacen) vai funcionar em regime de plantão.
 
Segurança

Apenas as unidades administrativas param no feriado prolongado, conforme a Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Em Cuiabá e Várzea Grande, as centrais de flagrantes do bairro Planalto e a central de ocorrências da Prainha, além da central de flagrantes em frente ao aeroporto de Várzea Grande estarão funcionando normalmente e devem centralizar os procedimentos de Boletins de Ocorrências.
 
Os batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal também não param os serviços durante o feriado. O IML, assim como as delegacias especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran), e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), estarão em regime de plantão atendendo a sociedade normalmente.
 
Nas cidades do interior, as delegacias de polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, e deverão continuar com este atendimento durante o feriado. Já as Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande trabalharão sob regime de sobreaviso. A Derf Cuiabá terá uma equipe de plantão para atendimento presencial de roubos em residência, que envolvam restrição à liberdade da vítima.
 
Boletim de ocorrência online
 
Internautas poderão obter atendimento online durante o feriado da Consciência Negra na Delegacia Virtual para registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio e também realizar o pré-registro de outros crimes. 
 
Ganha Tempo

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social informa que o Sistema Nacional de Empregos (Sine), Ganha Tempo de Cuiabá e o de Várzea Grande irão seguir o decreto e não abrirão durante os feriados.
 
Imprimir