Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

poluição

Pecuária é responsável por 14% das emissões de gases de efeito estufa

Foto: Reprodução/Ilustração

Pecuária é responsável por 14% das emissões de gases de efeito estufa; mudança não seria ideal no momento

Pecuária é responsável por 14% das emissões de gases de efeito estufa; mudança não seria ideal no momento

Pesquisa realizada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) concluiu que, do total das emissões de gases de efeito estufa existente na atmosfera, 14,5% são provocados pela pecuária. O relatório divulgado em setembro ressalta que difundir algumas práticas já existentes permitiria reduzir as emissões em 30%.

Leia mais
Edital para exploração de 1 milhão de hectares de madeira sustentável é lançado
Espécie de árvore de crescimento rápido, eucalipto é usado na substituição da floresta nativa

De acordo com a Agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a pecuária libera emissões de gases de efeito equivalente a 7,1 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, ou seja, 14,5% de todas as emissões produzidas pela atividade humana.

A agência da ONU, sediada em Roma, conclui ainda que a aplicação mais generalizada de métodos já existentes, incluindo a mudança da dieta dos animais e uma produção mais eficiente dos alimentos para o gado, permitiria reduzir as emissões em 30%.

As principais fontes das emissões são a produção e processamento de alimento (45% do total), as emissões produzidas pela digestão das vacas (39%) e a decomposição do estrume (10%). O restante dos poluentes é atribuído ao processamento e transporte dos produtos animais.

Para o diretor adjunto da FAO para a Agricultura e a Proteção do Consumidor, Ren Wang, essas descobertas mostram que o potencial da melhoria do desempenho ambiental do setor é significativo. Mas, que será imprescindível agir agora para reduzir as emissões do setor, uma vez que a procura da carne e de leite aumenta de forma muito rápida, em especial nos mercados emergentes.

Leia mais notícias do Agro Olhar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet