Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

Monitoramento climático fará previsão de doenças da maçã na região Sul

Um sistema de monitoramento do clima vai ajudar na previsão de doenças na cultura da maçã em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. São pequenas estações que monitoram o volume de chuva, a temperatura e a umidade relativa do ar, assim como o molhamento foliar.

Os dados são enviados via mensagens de celular (GPRS) a cada hora para o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Epagri), em Florianópolis. Lá, eles são processados e as informações disponibilizadas em tempo real para os usuários.

O sistema desenvolvido pela Epagri/Ciram, que por enquanto funciona para o tomate, permite que cada nova estação meteorológica telemetrizada instalada seja automaticamente incluída nos avisos e alertas acessados pelos usuários. No site da Epagri/Ciram os produtores de maçã terão acesso aos dados meteorológicos horários, início e final do molhamento foliar, severidade esperada, previsão do aparecimento das manchas, entre outras informações.

Em breve estarão prontas para funcionamento as estações dos municípios catarinenses de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Painel, Fraiburgo, Frei Rogério, Caçador, Rio das Antas e Lebon Regis. Também já estão nos procedimentos finais de instalação as estações de Porto Amazonas, no Paraná, e de Vacaria e Bom Jesus no Rio Grande do Sul.

O projeto para a implantação do sistema online de previsão da sarna e da mancha da gala conta com a colaboração das Estações Experimentais da Epagri de São Joaquim e de Canoinhas. O financiamento é do Governo de Santa Catarina, Basf, CNPq, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Ministério do Desenvolvimento Agrário. O custo inicial está estimado em mais de R$ 500 mil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet