Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

cenário favoravel

Mato Grosso está entre os três primeiros estados brasileiros em abate de bovinos com aumento de 16,3%

Foto: Reprodução / Ilustração

Mato Grosso está entre os três primeiros estados brasileiros em abate de bovinos com aumento de 16,3%

Mato Grosso está entre os três primeiros estados brasileiros em abate de bovinos com aumento de 16,3%

Mato Grosso está entre os três estados brasileiros que tiveram aumento em abate de bovinos no segundo semestre de 2013 e entre os primeiros do Centro-Oeste, com aumento de 16,3%. Entre os estados, fica atrás apenas do estado de Minas Gerais (29,6%) e Goiás (26,3%). A região que mais registrou aumento no abate de animais foi o Sudeste com 17%, seguido pelo Centro-Oeste (14), Norte (10%), Nordeste (6,2% e Sul (2,3%).

Leia mais
Exportação de carne se mantém alta no acumulado do ano apesar de queda no mês de agosto
Volume de abates de bovinos aumenta 13% em Mato Grosso

O abate de bovinos superou todas as expectativas no segundo semestre do ano, com um total de 8,5 milhões de cabeças abatidas em todo o Brasil. Em 2012, o total foi de 8,2 milhões, como informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Trimestral do Abate de Animais e Aquisição de Leite, Couro e Produção de Ovos nesta quinta-feira (19).

Esses números bateram recorde histórico, pois em 2012, o abate de bovinos caiu no decorrer do ano. No primeiro semestre de 2013, os números caíram para 8,1 milhões e, segundo período do ano, os abates aumentaram 5,3%. Os números de cabeças abatidas em abril, maio e junho foram de 11,7% maior que o do segundo trimestre de 2012.

O peso acumulado das carcaças também foi recorde, 2 milhões de toneladas. Houve crescimento de 6,1% em relação ao primeiro trimestre de 2012, e de 11,7% sobre o segundo trimestre do mesmo ano.

O IBGE informou também que houve aumento na aquisição de leites no país, com crescimento de 2% em relação ao mesmo período de 20212, mas teve redução de 6% na comparação com o primeiro semestre de 2013. Ao todo, foram 5,3 bilhões de litros de leite e 40,9% foram adquirido por indústrias do Sudeste, sendo 26,6% do total nacional foram produzido por Minas Gerais.

Leia mais notícia do Agro Olhar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet