Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

característica

Cenoura é a 5º hortaliça mais cultivada no Brasil e produção anual chega a 25 mil toneladas

Foto: Reprodução / Ilustração

Cenoura é a 5º hortaliça mais cultivada no Brasil e produção anual chega a 25 mil toneladas
Pertencente ao grupo das raízes tuberosas, a cenoura é uma hortaliça cultivada em larga escala nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil, e está entre os cincos principais produtos hortalícios cultivados no Brasil. Os principais produtores são Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia. 

Por promover o aumento da renda dos produtores, ampliação da oferta de trabalho no campo e substituição das importações por sementes nacionais, a cenoura é bastante procurado como meio de subexistência por agricultors brasileiros. Anualmente são cultivadas mais de 25 mil toneladas por ano.

Leia mais : Vegetal de clima quente, abóbora pode ser usada como verfímugo

Chuchu é o 4º legume mais consumido no país e tem rentabilidade favorável

Além da lucratividade favorável ao produtor, o cultivo da cenoura também conta com outros benefícios, como o aumento da produtividade em determinadas regiões, redução do custo de produção e pouco uso de agroquímico.

Apesar do seu principal cultivo se concentrar em temperaturas mais baixas, pesquisadores vêm desenvolvendo métodos para que a cenoura se adapte ao calor e tenha mais resistência às principais doenças de folhagem.

A importância nutricional da cenoura é atribuída principalmente ao alto teor de vitamina A, essencial para a saúde dos olhos, pele, dentes e cabelos, atuando no crescimento e aumentando a resistência do organismo à doenças. Vitaminas B¹, B², B5 e vitaminas C, também fazem parte dos componentes nutricionais da cenoura. É eficiente no combate a anemia e falta de vitaminas no sangue.

Para o plantio

A época recomendado para o plantio é entre os meses de novembro a fevereiro, e na região nordeste durante todo ano. O plantio é realizado através de semeadura em solos fértil e argiloso. As irrigações devem ser realizadas diariamente até os 30-40 dias após a semeadura.

Técnicos recomendam não fazer colheitas em épocas chuvosos, pois poderá apodrecer as raízes.
 
Leia mais notícia do Agro Olhar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet