Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

capacitação

Ministério da Agricultura e Indea realizam treinamento sobre febre aftosa

Foto: Reprodução

Ministério da Agricultura e Indea realizam treinamento sobre febre aftosa
De 6 a 10 de novembro, acontece em Cuiabá mais uma capacitação em parceria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). Dessa vez, é o Treinamento de Atendimento a Notificação de Suspeita de Doença Vesicular. O público é formado por médicos veterinários servidores do Indea.

Leia também 
Produtores devem informar rebanho ao Indea a partir desta quarta-feira


Dieneson Bourscheid é auditor fiscal federal agropecuário do Mapa e chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal (Sisa), área técnica da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (SFA-MT).

​De acordo com ele, o treinamento “utiliza a metodologia padronizada pelo Departamento de Saúde Animal (DSA), em consonância com o preconizado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA). Visa a atender a necessidade de capacitação do Serviço Veterinário Oficial no atendimento, na colheita de material, na biossegurança e na fase de alerta dos casos suspeitos e prováveis de doença vesicular”. 

Os palestrantes são profissionais do Mapa e dos Serviços Veterinários Oficiais de estados que formam um grupo que promove capacitações como essa em todo o país. Dieneson destaca que, “com a retirada da vacinação contra febre aftosa, o investimento em capacitações em vigilância sanitária e atendimento a emergências é extremamente importante para garantir a continuidade do nosso status de livre da doença e manutenção de nossas certificações”. Mato Grosso é livre da febre aftosa desde 1996.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet