Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

EMPREENDEDORISMO

Cresce número de pedidos de registro de marca entre MEI, ME e EPP; empresa incentiva proteção com valor promocional

Foto: Reprodução

Cresce número de pedidos de registro de marca entre MEI, ME e EPP; empresa incentiva proteção com valor promocional
Mais de 325 mil pedidos de registro de marca foram realizados de janeiro a setembro de 2023. Destes, 51% foram solicitados por microempreendedores individuais (MEIs), proprietários de microempresas (MEs) e de empresas de pequeno porte (EPPs). É o que revelam os dados do último Boletim Mensal da Propriedade Industrial, divulgado recentemente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).  

Leia também 
Oeste Solar e Enersim recebem investimento de R$ 250 milhões da Brasol para construir 45 usinas solares em MT

 
Diante do atual panorama, a Domínio Marcas e Patentes, empresa especializada com 18 anos de mercado, acaba de lançar uma campanha social para promover a conscientização sobre o tema e incentivar a proteção de pequenos negócios. Até 31 de outubro, quem for MEI, ME ou EPP poderá solicitar o registro de marca com 50% de desconto nos honorários das custas iniciais do processo, se o nome estiver disponível no INPI.
 
“Trata-se de uma iniciativa que surgiu em apoio aos empreendedores em 2020 e que queremos ampliar como forma de conscientização sobre o tema. Mais do que diferenciar um negócio no mercado, o registro de marca é a segurança de que todo o patrimônio, história, dedicação, reputação e legado estão a salvo”, pontua a expert em propriedade intelectual Cristhiane Athayde, diretora da Domínio Marcas e Patentes.
 
Cristhiane ressalta que uma marca, seja ela pessoal ou não, é um bem móvel. “Ela é um ativo intangível. Tem valor real de mercado e, portanto, merece a nossa atenção e cuidado na hora de empreender. Logo, recomenda-se verificar a disponibilidade do registro antes de colocar um negócio em ação. Na Domínio Marcas e Patentes, oferecemos gratuitamente o laudo de viabilidade de um nome para registro”, alertou.
 
Mais empresas no mercado, menos marcas disponíveis 

Nem todas as marcas podem ser registradas e muitas estão indisponíveis no INPI. Isto, pois existem cada vez menos opções livres em virtude da quantidade de novas empresas e pedidos de registro. De acordo com o Mapa de Empresas, disponibilizado pelo Governo Federal, há cerca de 21,9 milhões de empresas ativas atualmente no país, sendo 364 mil abertas em agosto deste ano e 67% abertas em menos de um dia.
 
“A velocidade com que novos CNPJs surgem é impressionante. Iniciativas permitem, inclusive, que eles sejam abertos em cerca de oito minutos. Ou seja, essa crescente de empreendedorismo precisa – e deve – ser observada com atenção. Para que uma marca seja um critério de escolha, uma coisa é certa: ela tem que gerar confiança. Por sua vez, confiança é um índice que pode ser ampliado pelo registro de marca”, enfatiza.   
 
Cristhiane reforça que as marcas estão por tudo, em todo lugar, o todo tempo. “Convivemos com elas e as consumimos todos os dias. Agora, com o registro, uma marca pode se diferenciar das demais, potencializar resultados, ter vantagem competitiva, proteger-se de cópias e uso indevido, virar franquia e chegar em mercados internacionais. E, sim, registro de marcas é para todos. Quem decide o futuro delas é o empreendedor”.
 
Serviço

A Domínio Marcas e Patentes está localizada na Avenida Presidente Marques, esquina com a Avenida Isaac Póvoas, 150 B, Centro Norte, em Cuiabá (MT).

Mais informações pelos telefones/WhatsApp (65) 99226-3774 e (65) 99354-7322 ou pelo site: www.dominiomarcas.com.br.

Acompanhe as novidades da Domínio pelo Instagram: @dominiomarcasepatentes .
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet