Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

recorde

Mato Grosso exportou mais de 24 toneladas de soja em sete meses, aponta Secex

Foto: Marcos Vergueiro

Mato Grosso exportou mais de 24 toneladas de soja em sete meses, aponta Secex
Um levantamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apontou que Mato Grosso foi responsável por exportar 24,65 milhões de toneladas dos grãos da soja entre os meses de janeiro e julho deste ano. A secretaria classificou como recorde o acumulo de exportações.

Leia também
Marfrig anuncia 155 vagas de emprego para cidades de MT; confira as oportunidades

Somente no mês de julho, o escoamento da oleaginosa foi de 2,26 milhões de toneladas. O total representa um aumento de 40,01% em relação ao ano passado, caracterizando o segundo maior envio observado na série histórica de julho.

Esse cenário é justificado, principalmente, pela produção volumosa no estado e a necessidade de abrir espaço nos armazéns.

Por outro lado, apesar do volume expressivo de embarques até o momento em 2023, o que chama a atenção é a constante queda no valor médio pago pela soja em Mato Grosso.

Para se ter uma ideia, no mês de julho o valor médio dos envios fechou em US$ 489,50/t. Isso representa uma queda de 0,85% em relação ao mês passado e 21,76% ante o mesmo período de 2022, pautada pelo “derretimento” no preço da soja.

Já para o mês de agosto, a expectativa é de que os envios do estado permaneçam aquecidos, devido à maior competitividade da oleaginosa no mercado internacional. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet