Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

AUMENTO DE 54%

Mato Grosso deve exportar 1,46 milhão de toneladas de algodão, aponta Imea

Foto: Wenderson Araujo/Trilux

Mato Grosso deve exportar 1,46 milhão de toneladas de algodão, aponta Imea
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontou um aumento de 54,21% na safra da pluma do algodão que deverá ser exportada. Ao todo, cerca de 1,46 milhão de toneladas da fibra serão exportadas. É projetada uma produção recorde de 5,27 milhões de toneladas de algodão em caroço. 

Leia também
Produtores rurais aumentam estoque de insumos para suplementar bovinos durante período de seca

De acordo com os dados do Imea divulgados nesta semana,  o aumento do consumo da fibra se deve a  melhora na economia mundial, o que tende a influenciar na recuperação da demanda externa pelo algodão.

Desse modo, a perspectiva é de que sejam exportados 1,46 milhão de toneladas de pluma deste ciclo, volume 54,21% maior que o estimado para a temporada passada.

Além disso, para o consumo interno, é esperado um aumento de 3,74% e, 4,62% no consumo interestadual e de Mato Grosso, ante a safra 2021/22, totalizando 513,89 mil toneladas e 25,86 mil toneladas de pluma, respectivamente.

De acordo com o Imea, a área estimada para o algodão da safra 22/23 ficou em 1,20 milhão de ha, 0,28% maior que o registrado no último relatório. Esse cenário é resultado do incremento nas áreas de primeira safra, visto que os produtores estavam visando semear um maior percentual dentro da janela ideal.

Já em relação à produtividade, é esperado um rendimento médio de 292,35 arroba por hectare, sendo 0,85% maior que o observado na estimativa de junho de 2023. Esse panorama é reflexo, principalmente, das condições climáticas favoráveis que contribuíram para o bom desenvolvimento do algodão.

No entanto, possíveis incidências de chuvas, pragas e doenças são fatores ainda incertos que podem comprometer a produtividade e qualidade final da fibra.

Por fim, diante desses reajustes positivos na área e rendimento do algodão, é projetada uma produção recorde de 5,27 milhões de toneladas de algodão em caroço. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet