Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Pós Covid-19

Mineração de pequena escala brasileira é destaque em congresso do Banco Mundial

Foto: Assessoria

Mineração de pequena escala brasileira é destaque em congresso do Banco Mundial
A mineração de pequena escala no Brasil foi destaque durante a Conferência Internacional organizada pelo Banco Mundial para discutir os impactos da pandemia de Covid-19 nos meios de subsistência de uma parte dos envolvidos com atividades minerárias no mundo. o Evento aconteceu nos dias 06 e 07 de dezembro, em Nairóbi, Quênia.

Leia também
Energisa oferta condições especiais para clientes em débito; Descontos podem chegar em 50%


Empresa do setor mineral contribui com sugestões à ANM no combate à lavagem de pedras e metais preciosos

O diretor do Núcleo de Pesquisa para Pequena Mineração Responsável (NAP.Mineração), da Universidade de São Paulo (USP), Giorgio de Tomi, destacou a relevância do debate, o primeiro realizado no mundo, no período pós-pandemia. A entidade, junto com empresa brasileira, com quem vem desenvolvendo projetos, participou da conferência: “Foi muito interessante escutar a opinião e presenciar a visão de diferentes atores que fazem parte desse ecossistema internacional da mineração artesanal e de pequena escala”, declarou.

Segundo ele, a conferência ampliou o networking de contatos com entidades internacionais, agências de fomento, mineradores, associações e cooperativas do mundo, incluindo pessoas da América Latina, África, Ásia, América do Norte e Europa.

O Banco Mundial financiou mais de 30 projetos ao redor do mundo com foco na mineração artesanal de pequena escala (MAPE) e durante o evento, a equipe do NAP.Mineração também apresentou resultados.

De acordo com o diretor da Fênix DTVM, Andrei Giometti, que participou dos painéis relacionados ao acesso ao financiamento e mercados, a organização da cadeia mineral do Brasil é um exemplo para outras nações, pois possui legislação e regras específicas na atividade, o que auxilia o empreendedorismo no ramo, de forma correta e responsável, auxiliando, inclusive, em períodos de crise, como da Covid-19.

Para Pedro Eugênio, diretor de operações da Fênix DTVM, o evento propiciou conhecer um pouco mais sobre a atividade da mineração de pequena escala praticada no mundo, especialmente, nos grandes núcleos: “Foi muito gratificante participar do evento e deixar nossas contribuições e depoimentos. Percebemos que estamos no caminho certo, sendo a iniciativa privada tomando frente para a organização da cadeia produtiva, promovendo mudanças de paradigmas sobre os pontos de vista ambientais, sociais e de governança para a pequena mineração. E mais uma vez, a mineração brasileira, especialmente, da baixada cuiabana, é reconhecida e representada em patamares internacionais”, finalizou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet