Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Qual a altura ideal para o guarda corpo de vidro?

Foto: Reprodução

Qual a altura ideal para o guarda corpo de vidro?
Qual a altura ideal para o guarda corpo de vidro?

O guarda corpo já é um item presente nas construções há muito tempo, mas que vem se modernizando. Atualmente, o guarda corpo de vidro está super em alta e a ideia é colocá-lo dentro da residência. Nessas horas, medidas precisam ser seguidas para garantir a segurança de quem o utiliza.
Presente nas edificações, os guarda corpos têm como principal função impedir a queda de pessoas que circulam em locais mais altos. Por isso o guarda corpo de varanda é tão utilizado.
Contudo, com os novos modelos surgindo, uma preocupação maior com as normas para a instalação do guarda corpo de vidro foram desenvolvidas.
A seguir, fique por dentro das medidas de segurança deste item.

Altura ideal do guarda corpo de vidro

Na hora de desenvolver o projeto do guarda corpo para a área externa ou interna, muitos se perguntam se existe uma altura ideal. E sim, assim como existem medidas para os muros de vidro, existe uma altura mínima para que o guarda corpo de vidro seja seguro para a circulação de pessoas.

O guarda corpo precisa ter, no mínimo, 1,1 m de altura para ser considerado seguro. Uma altura menor que essa é incapaz de impedir a queda de uma pessoa.

No caso da instalação de guarda corpo de vidro em áreas de grande circulação, as
regras são mais rígidas e o produto precisa passar por mais testes. Não importa o tipo de vidro, esse item de segurança precisa atender a todas as medidas para garantir a proteção dos passantes ou das pessoas da casa.

Normas para o guarda corpo de vidro

Não só os serviços de fachada de ACM e instalação de Spider Glass precisam estar atentos às normas técnicas de segurança.
Por já serem produtos tidos como itens de segurança, muitas vezes a eficiência dos guarda corpos são negligenciadas. No entanto, seguir as normas vigentes pode ser um fator decisivo para a manutenção da vida de muitas pessoas.
Os guarda corpos precisam atender à norma técnica da ABNT que existe desde 2001: a NBR 14.718. Essa norma define os critérios a serem atingidos pelo material para que sua utilização em ambientes públicos seja liberada.
Pontos como altura mínima já mencionada e ancoragem do guarda corpo, por exemplo, são definidos por essa norma. No caso da fixação desse item, é necessária uma ancoragem no concreto de 70 mm.
Quando o guarda corpo é feito em alumínio, a testagem do produto, geralmente, é feita pelo fornecedor das esquadrias de alumínio. No caso dos guarda corpos de vidro, o vidro precisa passar por ensaios que garantam a sua não deformação a pequenos e grandes impactos e também à pressão do vento.
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet