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Quinta-feira, 18 de abril de 2024

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Obras de recuperação

Governo Federal define traçado da BR-158 e sinaliza plano para obras na BR-163

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Governo Federal define traçado da BR-158 e sinaliza plano para obras na BR-163
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, sinalizou medidas para a consolidação dos projetos da BR-158, considerada a mais importante rodovia do Vale Araguaia, além da parte concessionada da BR-163 e a garantia de R$ 30 milhões para a execução da manutenção da BR-174, entre Castanheira, Juruena e Colniza. O anúncio foi feito durante reunião entre o ministro, o senador Wellington Fagundes (PL) e diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
 
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No caso da BR-158, ficou definido que o DNIT adotará o traçado que contorna a Reserva Indígena Maraiwatsede. O contorno terá um aumento de 70 quilômetros comparado ao traçado original, mas atenderá a recomendação da Fundação Nacional do Índio (Funai).
 
Além de evitar conflitos de segurança com a comunidade indígena, o novo traçado da BR-158 será capaz de assimilar tráfego dos municípios além de Alto Boa Vista, Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia, solucionando questões importantes em uma única alternativa.
 
"Isso coloca fim a uma discussão e atende aos interesses da comunidade indígena Xavante. Agora, vamos avançar nessa vertente para viabilizar essa rodovia para Mato Grosso", avaliou Fagundes.
 
De toda essa extensão da BR-158, menos de 123 quilômetros ainda não foram asfaltados. "Há um anseio enorme da população do Araguaia", ressaltou o senador de Mato Grosso, na reunião. Além do escoamento da produção e recebimento de insumos, atendendo toda a região Noroeste do Estado, a BR-158 vai permitir a interligação com os portos do chamado "Arco Norte da Logística", no Sul do Pará.
 
Durante a reunião, o ministro Tarcísio de Freitas adiantou também que já há um entendimento favorável para aprovação do projeto de substituição do controle acionário da concessionária Rota do Oeste. Inclusive, a equipe técnica da agência aprovou o plano de execução de obras apresentado pelo novo grupo da concessão. Atualmente, a concessionária vem realizando apenas obras de manutenção da rodovia, tendo abandonado por completo o plano de investimentos.
 
Um estudo elaborado pela consultoria GO Associados indicou que a possibilidade de relicitação da malha viária, com a renúncia da concessão, poderia atrasar em pelo menos cinco anos o plano de investimentos da rodovia, no trecho que liga Cuiabá a Sinop. O trabalho recomenda a troca do controle acionário da concessionária para que se promova um novo plano de investimentos ao longo dos 850 quilômetros de concessão da rodovia em Mato Grosso.
 
Recursos para BR-174
 
Na reunião que tratou da infraestrutura de transportes em Mato Grosso, o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, confirmou a garantia de  R$ 30 milhões para a execução da manutenção da BR-174, entre Castanheira, Juruena e Colniza. Os recursos garantem trafegabilidade relativa na rodovia, que registra grandes atoleiros no período chuvoso.
 
O futuro da BR-174 passa por um convênio firmado há quase 7 anos, entre o DNIT e a Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso. Segundo o diretor-geral do departamento, a revisão do projeto deve ser finalizada neste ano, e a perspectiva é que as obras comecem em 2021. O investimento previsto gira em torno de R$ 685 milhões.
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