Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

EM 2022

Sedec aposta em exportação para novos mercados com fim da vacinação contra febre aftosa

Foto: Mayke Toscano/ Secom MT

Sedec aposta em exportação para novos mercados com fim da vacinação contra febre aftosa
O fim da vacinação contra a febre aftosa pode resultar em exportação de gado para novos mercados. A aposta é do secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), César Miranda. O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Tadeu Mocelin, anunciou que a partir de maio as cidades de Rondolândia, e partes dos municípios de Colniza, Comodoro, Juína e Aripuanã, serão as primeiras a não aplicar a vacina.

Leia mais:
A partir de maio, cinco cidades de MT não terão vacinação contra febre aftosa; todo o estado em 2022

“No hora que nós atingirmos o status de um estado de sem aftosa e sem vacinação, isso abre a oportunidade de outros mercados que Mato Grosso e Brasil não acessam, que possuem uma exigência maior”. A previsão é que o estado esteja livre de vacinação a partir de 2022.

A paralisação de vacinação nas cinco cidades atinge aproximadamente 300 mil cabeças de gado. A última etapa da vacinação contra a febre aftosa atingiu 14.381.319 cabeças de gado de até dois anos. A cobertura é de 99,85%, o que resulta aproximadamente 19 mil cabeças sem vacina. A partir de agora, será verificado in loco o que aconteceu para tais vacinações não acontecerem. Dependendo do caso, o proprietário rural pode ser multado.

“Serve de alerta para nós olharmos. Como falei, está bom, perto do ótimo, mas o ideal é que o estado inteiro atinja o mesmo índice. Então, nessas regiões nós temos que ver o retorno e qual o motivo de ter atingido um pouco abaixo do restante do estado”, explica o presidente do Indea-MT.

Cobertura de 99,85%

As mais de 14,3 milhões de cabeças vacinadas, cerca de 99,85% estão espalhadas em 101.187 propriedades rurais em Mato Grosso. Apenas 602 não apresentaram registro de vacinação e entre as 101 mil propriedades, 3.013 foram acompanhadas pelo Indea-MT. Entre as 14 regionais, Alta da Floresta obteve cobertura de 99,88%
.
O último foco de febre aftosa em Mato Grosso aconteceu em 1996. O estado é reconhecido como livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e “caminha para a retirada da vacina”, explica Daniella Bueno, diretora-executiva da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet