Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

Feriado nacional

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi
Em virtude do feriado nacional de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira (20), os órgãos da Administração Municipal e os bancos não terão expediente neste dia. Serviços essenciais como saúde, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos. O comércio poderá funcionar normalmente de acordo com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL).

Leia mais
Saiba o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador
 
Saúde

Na saúde, as Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPAs), funcionam regularmente. Além dessas, as policlínicas e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também estarão com as portas abertas para atender a população.

Segurança

Apenas as unidades administrativas param no feriado prolongado, conforme a Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Em Cuiabá e Várzea Grande, as centrais de flagrantes do bairro Planalto e a central de ocorrências da Prainha, além da central de flagrantes em frente ao aeroporto de Várzea Grande estarão funcionando normalmente e devem centralizar os procedimentos de Boletins de Ocorrências.
 
Os batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal também não param os serviços durante o feriado. O IML, assim como as delegacias especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran), e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), estarão em regime de plantão atendendo a sociedade normalmente.

Nas cidades do interior, as delegacias de polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, e deverão continuar com este atendimento durante o feriado. Já as Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea

Grande trabalharão sob regime de sobreaviso. A Derf Cuiabá terá uma equipe de plantão para atendimento presencial de roubos em residência, que envolvam restrição à liberdade da vítima.

Comércio e bancos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) informa que os estabelecimentos poderão funcionar no dia 20. Serviços como Correios, Ganha Tempo e agências do Sine também estarão fechados. Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), válida para Cuiabá e Várzea Grande, o trabalho nos feriados é autorizado, ficando a critério do comerciante abrir ou não as portas.

As agências bancárias não abrem, mantendo apenas os caixas eletrônicos funcionando normalmente. O expediente bancário volta a ser normalizado na sexta-feira (21), assim como o expediente na Administração municipal, comércio, entre outros.

Já os shoppings da Capital e de Várzea Grande estarão com o mesmo horário de funcionamento dos domingos, das 14h às 20h. As praças de alimentação abrirão a partir das 11h. Outros serviços essenciais como saúde, coleta de lixo, manutenção e distribuição de água, Defesa Civil, localização do gerenciamento urbano, fiscalização e orientação do trânsito funcionam normalmente no feriado.
 
Os únicos feriados não autorizados são os do Ano Novo, Dia do Trabalhador, Dia de Finados, Natal, Sexta-Feira Santa. Esse ano, de acordo com a CCT, as empresas deverão colocar nos seus respectivos Quadros de Aviso o seguinte Aviso: "Não haverá expediente normal nos feriados civis e religiosos não autorizados por Lei Municipal (1º de janeiro; Sexta-feira Santa; 1º de Maio (dia do trabalho); 02 de novembro (dia de finados) e 25 de dezembro (Natal)", sob pena de violação da presente CCT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet