Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cooperativismo

Agricultura familiar

Sicredi apresenta soluções financeiras para pequenos produtores

Foto: Assessoria

Sicredi apresenta soluções financeiras para pequenos produtores
A Cooperativa Sicredi participa do 1º Encontro Oportunidades de Negócios para a Agricultura Familiar nesta terça e quarta-feira (4 e 5), em Cuiabá. O evento reunirá lideranças da agricultura familiar e representantes do mercado consumidor, além de agentes do setor público e de empresas privadas. O principal objetivo do encontro é promover a garantia de renda ao agricultor familiar apresentando aos pequenos produtores uma visão ampliada das oportunidades de mercado, estimular o engajamento e a superação de limitações, além de mostrar os caminhos para se chegar lá.

O Sicredi apresentará a palestra sobre Soluções Financeiras, ministrada pelo assessor de Negócios Agro Familiar da Central Sicredi Centro Norte, Osvaldo Biazi. Dividido em dois dias, o evento tem programação vespertina na terça-feira (4) e ao longo de todo o dia na quarta-feira (5).
 
Leia mais
Sicredi oferece linha de crédito para empresas pagarem 13º salário

O Encontro é promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) com apoio local do Sicredi e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf).
 
Osvaldo Biazi afirma que uma das principais orientações aos produtores é que ele trate a propriedade como negócio, independentemente do porte. Também diz que é muito importante que os agricultores se organizem, sejam em associações ou cooperativas, para que consigam ampliar as oportunidades para comercialização dos produtos.
 
"Um dos grandes gargalos da agricultura familiar é a comercialização. Assistência técnica e acesso ao crédito também são fatores que precisam ser melhorados. Mas, a primeira coisa que o produtor tem a fazer é se organizar e enxergar a propriedade dele como um negócio. Fazendo parte dessas organizações, sejam associações de produtores ou cooperativas, eles estarão mais engajados e alcançarão mercados até então desconhecidos", diz Biazi. Ele exemplifica dizendo que o governo federal tem um programa de aquisição de alimentos em várias modalidades, inclusive para merenda escolar, do qual o pequeno produtor pode participar, mas precisa atender as exigências do edital, sendo uma delas a regularidade na produção e entrega dos produtos.
 
"O produtor precisa saber o que produzir, como, quando e quanto produzir. E para isso, o Sicredi está ao lado dele para oferecer não só crédito para fomentar a sua produção, mas também na orientação de como esses recursos podem ser aplicados de forma que traga retorno ao investimento, e gere renda aos agricultores familiares", resume Osvaldo Biazi.
 


O Encontro
Cerca de 200 participantes são esperados para o 1º Encontro Oportunidades de Negócios para a Agricultura Familiar, que reunirá lideranças da agricultura familiar e representantes do mercado consumidor, além de agentes do setor público e de empresas privadas. Serão realizadas palestras e mesas redondas com profissionais especializados. A programação foi definida para atenuar os principais entraves diagnosticados no setor, com o intuito de promover a renda aos agricultores familiares, o aperfeiçoamento da regularidade do abastecimento e a segurança alimentar. Ao fim das palestras está programada a realização de rodadas de negócios, em que os agricultores poderão expor produtos e se aproximar dos mercados, realizar negociações e tirar dúvidas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet