Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Meio ambiente

Aulas práticas realizadas em equipamentos modernos são garantidas por parcerias

Foto: Assessoria

Aulas práticas realizadas em equipamentos modernos são garantidas por parcerias
Acontece no Centro de Treinamento de Difusão de Tecnologia (CTDT), de Sorriso, mais um treinamento de aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador autopropelido. Desta vez, as aulas práticas que estão sendo realizadas em um dos equipamentos mais modernos ofertados pelo mercado estão garantidas em função de uma parceria com a fábrica New Holland e a revenda Amazônia Máquinas e Implementos Ltda.

Leia mais
Mercado futuro protege produtores de variações de preços

As emprensas parceiras cederam um pulverizador autopropelido que está no Centro de Treinamento desde a semana passada e ficará até o final da próxima semana. Neste período todos os participantes dos treinamentos de aplicação de agrotóxico utilizando pulverizador autopropelido ofertados pelo Sindicato Rural de Sorriso em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) terão a oportunidade de fazer as aulas práticas utilizando o equipamento. Durante estas três semanas serão capacitadas mais de 40 pessoas.

Com carga horária de 40 horas, o conteúdo inclui assuntos como conceitos de uniformidade, condições meteorológicas, equipamentos de proteção individual, tipos de pulverizadores, pulverizações e componentes do equipamento de pulverização. Além disso, também aprendem como se faz a revisão do pulverizador, manutenção dos componentes de aplicação, tabelas de pontas e mais uma dezena de outros assuntos.

Além disso também vão aprender mais sobre saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, definição e classificação dos agrotóxicos, toxicologia e também agente causal. O conteúdo deste treinamento inclui ainda a discussão de assuntos como ética e cidadania, meio ambiente e diversos outros assuntos relacionados com o setor.

O representante da Revendedora da New Holland, Amazônia Máquinas Ltda, Beto Picazevicz enfatiza que com essa parceria todos são beneficiados. "Quando cedemos o equipamento para que os participantes possam ver na prática como funciona a máquina e aprender a fazer, fazendo também é uma vantagem para nós que revendemos a máquina. Um operador bem treinado vai tirar 100% do que a máquina oferece e ainda ajudar a melhorar a rentabilidade do produtor".

Beto acrescenta ainda que a falta de mão de obra capacitada ainda é uma preocupação não só para os produtores rurais, mas de todo o setor do agronegócio. "Estamos disposto a investir em qualificação para melhorar esta situação. No caso deste treinamento, um profissional capacitado e que conheça bem o equipamento também vai contribuir para melhorar a relação entre custo, benefícios e até na economia de insumos".

Para o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), Otávio Celidonio, estas parcerias com as fábrica e revendas de máquinas e equipamentos agrícolas são importantes e benéficas para todas as partes. "O produtor terá um serviço de melhor qualidade, a fábrica e a revenda terão um profissional que conhece bem o equipamento com que está trabalhando e o SENAR-MT pode oferecer aulas práticas no que há de mais moderno no mercado. A ideia é ampliar cada vez mais estas parcerias".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet